Rádio com Ciência

Mix de enzimas de fungos da Amazônia será usado na produção de álcool

Um mix de enzimas de micro-organismos da Amazônia será usado na produção de álcool de segunda geração (bioetanol). O projeto está atualmente em fase de otimização da produção de enzimas para composição de um coquetel que será usado para degradar biomassa vegetal e transformá-la em açúcar. Enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas.

O “Enzyme Blend – Mix Enzimático de Microrganismos da Amazônia para Aplicação Industrial” conta com recursos do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A proposta é desenvolvida no âmbito do programa Sinapse da Inovação, realizado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Suporte de horta tem sistema de irrigação que pode durar até 15 dias

Se você optou por levar uma vida mais saudável e quer cultivar sua própria horta em casa, mas não tem tempo devido à correria da sociedade pós-moderna a “Varanda Verde” pode ser a solução para seus problemas. O produto desenvolvido por empreendedores do Amazonas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), espera inspirar, introduzir e incentivar as pessoas ao cultivo doméstico orgânico, combinando natureza, praticidade, design e sustentabilidade.

A solução para cultivo é um suporte para hortas dotado de um sistema de irrigação com manual de cultivo que permitirá experiências de produção de ervas e hortaliças e a reconexão com os ritmos da natureza mesmo em espaços reduzidos e urbanos. Mais saúde, ecologia e qualidade de vida.

Suplemento alimentar feito com semente de seringueira é produzido no Amazonas

Famosa nos livros de história, a seringueira (Hevea brasiliensis) viveu seu apogeu no século 19, no período conhecido como Ciclo da Borracha. Os tempos de riqueza proporcionados pela árvore são lembrados até hoje. Mais que lembranças do passado, pesquisadores do Amazonas pretendem começar um novo ciclo usando as sementes da seringueira para elaboração de produtos alimentares.

Intitulado “Endosperma da semente da seringueira Hevea Sp como complemento alimentar alternativo natural”, o projeto é coordenado pelo pesquisador Antônio Lucio Mota dos Santos no âmbito do programa Sinapse da Inovação desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Endosperma é um tecido de armazenamento de nutrientes e está presente na maioria das plantas angiospermas.

Sistema garante qualidade para exportação de peixes ornamentais da Amazônia a outros países

A baixa qualidade na exportação de peixes ornamentais da Amazônia para outros países fez com que pesquisadores do Amazonas desenvolvessem um modelo de quarentena onde os recintos em que os peixes permanecem após o transporte e antes de serem exportados fiquem associados com tanques contendo plantas aquáticas. O sistema denominado de Aquaponia é desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa Sinapse da Inovação.

Aplicativo permite receber o troco via celular

Com o pensamento de facilitar a rotina dos comerciantes e clientes, os empreendedores do Amazonas criaram a plataforma: Trocados. A tecnologia permite que os consumidores possam receber “os trocados” quando o operador de caixa não tiver o valor disponível, principalmente as moedas.

O produto é fruto de uma parceria firmada entre o Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), para incentivar o empreendedorismo inovador no Estado.

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deve atrair 50 mil pesssoas

Com apoio da Fapeam, 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) estima atrair 50 mil pessoas para os 39 dias de programação, com atividades em vários prédios públicos com o objetivo de promover a pesquisa e ciência no Estado.

Semana Nacional de C&T acontece em todas as zonas de Manaus e, em Itacoatiara

Décima terceira edição da Semana inicia no dia 18 de outubro e se estende até o dia 25 de novembro e, este ano, vai acontecer em todas as zonas de Manaus e ainda no município de Itacoatiara. Ao todo, serão 39 dias de difusão da ciência e do conhecimento.

Desenvolvido com apoio da Fapeam, ICompTV possui tecnologia similar ao Youtube e Netflix

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), criam aplicativo que possui tecnologia semelhante ao do Youtube e Netflix. Tecnologia já pode ser encontrada no loja de aplicativos Google Play.

Com a apoio da Fapeam, cartilha orienta produtores na criação de peixes

Cartilha foi lançada com o objetivo de auxiliar famílias que trabalham com a piscicultura familiar.

  • pró-incubadora

  • 2019-12-05

  • result-fase-de-enquadramento-COLEÇÕES-BIOLOGICAS

  • e-ouvi