CHAMADA PÚBLICA N.º 002/2023 – CREDENCIAMENTO DE AGÊNCIAS/ESCRITÓRIOS/INSTITUIÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA TECNOVA III AM
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RESOLUÇÃO N.º 021/2023
CHAMADA PÚBLICA N.º 002/2023 – CREDENCIAMENTO DE AGÊNCIAS/ESCRITÓRIOS/INSTITUIÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA TECNOVA III AM
O GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS, por meio da FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS – FAPEAM, e o MINISTÉRIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – MCTI, por meio da FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS – FINEP, torna pública a presente Chamada visando o credenciamento de agências/escritório/instituições de Internacionalização para oferecer serviços às empresas a serem beneficiárias no Programa Nacional de Apoio à Inovação Tecnológica – TECNOVA III AM – CARTA CONVITE MCTI/Finep – PROGRAMA TECNOVA III 01/2022, em consonância com o PPA 2020-2023 do Governo do Estado do Amazonas.
1. DO PROGRAMA
1.1 O Programa TECNOVA III AM irá selecionar propostas empresariais para subvenção econômica à pesquisa e desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores no Estado do Amazonas, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado dentro dos seguintes temas:
I. Energias alternativas;
II. Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s;
III. Construção Naval;
IV. Biotecnologia; biofármacos e biocosméticos;
V. Produtos e serviços ambientais;
VI. Produtos alimentícios com insumos amazônicos;
VII. Produtos florestais madeireiros e não madeireiros;
VIII. Bioeconomia;
IX. Tecnologias agropecuárias e aquicultura;
X. Economia Criativa, desenvolvimento social e saúde;
XI. Tecnologias Sociais;
XII. Educação e Meio Ambiente;
XIII. Segurança.
1.2 Nesta edição, o TECNOVA III AM possuirá dotação de recursos específicos para internacionalização das empresas, o que será feito por meio da contratação, pelas próprias empresas beneficiárias do Programa, de serviços de agências/escritórios/instituições que serão credenciadas por meio desta Chamada.
2. OBJETIVO DA CHAMADA
2.1 Credenciar agências/escritórios/instituições que ofereçam serviços às empresas apoiadas no Programa TECNOVA III AM, com o objetivo de conectar negócios inovadores aos programas de internacionalização para potencializar os modelos de negócios, explorar novos mercados e acessar capital de risco para ampliar os empreendimentos.
3. BENEFÍCIOS A SEREM CONCEDIDOS
3.1 As agências/escritórios/instituições credenciadas desta Chamada poderão ser contratadas pelas empresas a serem apoiadas no Programa TECNOVA III AM, com valor de aporte financeiro de até R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais), sendo R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP) e R$ 6.000,00 (seis mil reais) aportados como contrapartida pela FAPEAM, dividido em duas fases:
3.2 Fase I – Trilha Básica de Internacionalização: serão concedidos recursos de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
3.3 Fase II – Trilha Avançada de Internacionalização: serão concedidos recursos de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
3.4 As agências/escritórios/instituições credenciadas pelo Programa TECNOVA III AM serão recomendadas às instituições parceiras para endereçamento de desafios tecnológicos, assim como, conexão e colaboração com o mercado do estado do Amazonas.
3.5 As agências/escritórios/instituições credenciadas e contratadas serão divulgadas pelas empresas em todas as ferramentas de marketing (logos, portifólios, stands e mídias sociais).
3.6 Estima-se que 25 (vinte e cinco) empresas serão beneficiadas pelo Programa TECNOVA III AM.
4. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
4.1 Estarão aptas a participar desta chamada as agências/escritórios/instituições de internacionalização que atenderem (por meio de comprovação) aos requisitos mínimos estabelecidos, a saber:
I. Regularidade: ser legalmente estabelecida em território brasileiro, preferencialmente no estado do Amazonas – Inscrição no CNPJ da Receita Federal do Brasil, com caracterização do porte, indicação do nome e do endereço atualizado da empresa;
II. Infraestrutura: possuir espaço físico ou plataforma com ferramentas tecnológicas para interação e apoio aos empreendedores – Contrato/Estatuto Social, atualizado e devidamente arquivado no registro competente (Junta Comercial ou Registro Civil de Pessoas Jurídicas);
III. Equipe: possuir equipe gestora com dedicação à gestão da internacionalização de negócios e disponibilidade para acompanhamento das empresas contratadas, bem como demonstrar a capacidade técnica/profissional dos membros – Currículo resumido da equipe voltada para aceleração;
IV. Experiência: demonstrar o histórico de atuação através da comprovação de empreendimentos internacionalizados e parcerias firmadas (especialmente aquelas voltadas para processos de internacionalização e soft landing) – Declaração assinada pelo representante legal da aceleradora, com as atividades desenvolvidas, lista com nomes (Razão Social) das empresas aceleradas, localização, descrição dos serviços prestados e país/países em que seus clientes estão presentes;
V. Operação: estar em operação há pelo menos 1 ano. Considera-se como início da operação a data de assinatura de seu primeiro contrato/termo de programa de internacionalização – Declaração assinada pelo representante legal da agência/escritório/instituição de internacionalização com cópias dos contratos/termos de programas de internacionalização anexados;
VI. Proposta de internacionalização para as empresas do Programa TECNOVA III AM, no qual deve incluir a forma de prestação dos serviços presencial e/ou online, e no mérito incluir minimamente, mentorias para diferentes áreas da gestão, treinamentos, conexões com grandes corporações ou outras startups e orientações para participação em rodadas de investimentos, incluindo a emissão de certificado para a empresa que concluir o processo de internacionalização – Proposta assinada pelo representante legal da agência/escritório/instituição;
4.3 Os critérios de elegibilidade indicados acima são obrigatórios e sua ausência resultará no indeferimento de enquadramento da proposta.
5. CREDENCIAMENTO
5.1 As propostas deverão ser apresentadas em formulário onlineespecífico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da FAPEAM – SIGFAPEAM, disponível no endereço eletrônico: https://www.fapeam.am.gov.br. Para acessar o formulário, o(a) representante legal da agência/escritório/instituição deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da FAPEAM. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SIGFAPEAM, como detalhado no item 4 (CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE);
5.2 A proposta deverá ser enviada até às 17h (dezessete horas), horário de Manaus, da data limite de submissão, descrita no item 8 (CRONOGRAMA) desta Chamada. Após submetida, a proposta ficará registrada na conta virtual do(a) pesquisador(a);
5.3 Não serão aceitas propostas que não foram submetidas via SIGFAPEAM. Após o prazo final e horário para submissão das propostas, nenhuma nova será recebida, examinada e julgada. Recomenda-se o envio com antecedência, uma vez que a FAPEAM não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos da rede WEB;
5.4 Na hipótese de envio de uma segunda proposta, pelo(a) mesmo(a) candidato(a), esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta, para análise, apenas a última proposta recebida;
5.5 Além do preenchimento do formulário de apresentação de proposta online, o Formulário para Aplicação ao Plano de Internacionalização de Empresas (Anexo I) deve ser enviado devidamente assinado pelo representante legal da agência/escritório/instituição, no prazo estipulado no item 8 (CRONOGRAMA), em formulário onlineespecífico também via SIGFAPEAM.
6. METAS OPERACIONAIS
6.1 As agências/escritórios/instituições de internacionalização devem ser capazes de promover às empresas:
I. Agregação de conhecimento e articulação com foco em marketing e vendas de startups;
II. Auxílio na revisão e/ou adequação de sua proposta de valor e de seu modelo de negócios;
III. Identificação de oportunidades de mercado com o objetivo de construir uma estratégia de comercialização de produtos e serviços;
IV. Processo de capacitação com o objetivo de construir uma estratégia de comercialização de produtos e serviços;
V. Contribuir para a ampliação da probabilidade de sucesso dos projetos inovadores das startups apoiadas.
6.2 Além disso, o processo de internacionalização no âmbito desta Chamada, poderá ocorrer em até duas etapas, sendo:
I. Trilha Básica de Internacionalização, composta por no mínimo:
a) cinco webinars sobre como estruturar um plano de inserção ou expansão internacional;
b) curso de estratégia de internacionalização para negócios inovadores;
c) duas horas de mentoria individual com especialistas para até dois membros da equipe de cada empresa beneficiária do Programa TECNOVA III AM;
d) certificado de conclusão da Trilha Básica.
II. Trilha Avançada de Internacionalização, com desenvolvimento de metodologia estruturante de nível avançado a ser criada pela agência/escritório/instituições.
7. AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
7.1 As propostas habilitadas passarão para avaliação de mérito por consultores Ad hoc ou Comitê de Especialistas, conforme os seguintes critérios:
Critérios de Avaliação |
Pontuação |
a. Proposta e Plano de Trabalho: Clareza na apresentação e no detalhamento da proposta; apresentação de plano de trabalho com detalhamento de cada etapa de desenvolvimento, processos, capacitações e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos serviços elencados para o Programa de Internacionalização de Empresas. | Até 5 |
b. Experiência: Apresentação de competências e experiências prévias da agência/escritório/instituição, em áreas/conhecimentos e atuação em empreendedorismo, inovação, gestão de projetos, planos de negócios, gestão da inovação, habitats e ecossistemas de inovação, startups, ferramentas de gestão ágil e tradicionais em inovação e internacionalização de empresas. | Até 5 |
c. Capacidade Técnica e Infraestrutura: Descrição de competências técnico-científicas mediante a apresentação dos CVs, e de perfil e habilidades (resumido) de toda a equipe envolvida no projeto e da infraestrutura existente para o seu desenvolvimento. | Até 5 |
d. Coerência na execução: Coerência entre as metodologias apresentadas, proposta de atuação, considerando os objetivos gerais e específicos propostos. | Até 5 |
e. Execução em rede: Interação inter ou multi-institucional, com setores do ecossistema da inovação, tais como incubadoras tecnológicas, centros de inovação, instituições público-privadas, parcerias nacionais e internacionais. | Até 5 |
7.2 Em havendo propostas submetidas por empresas de fora do estado do Amazonas, serão priorizadas para contratação aquelas sediadas no estado.
8. CRONOGRAMA
8.1 As atividades desta chamada seguirão o seguinte cronograma:
ATIVIDADE |
DATA |
Lançamento da Chamada Pública | 21/07/2023 |
Término do prazo para envio eletrônico da proposta (Preenchimento do Formulário para Aplicação ao Plano de Internacionalização de Empresas do Programa TECNOVA III AM) via SIGFAPEAM | Até às 17h (horário de Manaus) do dia 20/08/2023 |
Divulgação do resultado preliminar de Enquadramento (habilitação das propostas) | Até o dia 30/08/2023 |
Término do prazo para apresentação de recurso do resultado preliminar de Enquadramento (habilitação das propostas) via SIGFAPEAM | 04/09/2023 |
Divulgação do resultado final de Enquadramento (habilitação das propostas) | Até o dia 19/09/2023 |
Divulgação do resultado preliminar da Avaliação de Mérito | Até o dia 04/10/2023 |
Término do prazo para apresentação de recurso do resultado preliminar da Avaliação de Mérito via SIGFAPEAM | 09/10/2023 |
Aprovação e homologação pelo Conselho Diretor da FAPEAM e divulgação do resultado final da lista de agências/escritórios/instituições aprovadas, para compor o rol de agências/escritórios/instituições credenciadas à contratação das empresas subvencionadas no âmbito do Programa TECNOVA III AM, a ser publicado na página da FAPEAM e Diário Oficial do estado do Amazonas (D.O.E.). | Até o dia 30/10/2023 |
8 – NOVO CRONOGRAMA VIGENTE
8.1 As atividades desta chamada seguirão o seguinte cronograma:
ATIVIDADE | DATA |
Lançamento da Chamada Pública | 21/07/2023 |
Término do prazo para envio eletrônico da proposta (Preenchimento do Formulário para Aplicação ao Plano de Internacionalização de Empresas do Programa TECNOVA III AM) via SIGFAPEAM | Até às 17h (horário de Manaus) do dia 11/09/2023 |
Divulgação do resultado preliminar de Enquadramento (habilitação das propostas) | Até o dia 21/09/2023 |
Término do prazo para apresentação de recursos do resultado preliminar de Enquadramento (habilitação das propostas) via SIGFAPEAM | 26/09/2023 |
Divulgação do resultado final de Enquadramento (habilitação das propostas) | Até o dia 11/10/2023 |
Divulgação do resultado preliminar da Avaliação de Mérito | Até o dia 26/10/2023 |
Término do prazo para apresentação de recursos do resultado preliminar da Avaliação de Mérito via SIGFAPEAM | 31/10/2023 |
Aprovação e homologação pelo Conselho Diretor da FAPEAM e divulgação do resultado final da lista de agências/escritórios/instituições aprovadas, para compor o rol de agências/escritórios/instituições credenciadas à contratação das empresas subvencionadas no âmbito do Programa TECNOVA III AM, a ser publicado na página da FAPEAM e Diário Oficial do estado do Amazonas (D.O.E.). | Até o dia 21/11/2023 |
8.2 Caso o(a) candidato(a) tenha justificativa para contestar o resultado final desta Chamada, o eventual recurso, mediante requerimento no SIGFAPEAM, deverá ser dirigido à Presidência da FAPEAM no prazo de 10(dez) dias corridos, a contar da publicação da resenha da Decisão do Conselho Diretor publicada no diário Oficial do estado do Amazonas (D.O.E.).
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 O preenchimento do Formulário para Aplicação ao Plano de Internacionalização de Empresas do Programa TECNOVA III/FINEP – AM (Anexo I) implica na concordância total de todas as condições estabelecidas por esta Chamada. O envio do Formulário, bem como eventuais solicitações de informações ou dúvidas sobre esta Chamada deverão ser enviadas exclusivamente para o endereço eletrônico subvencao@fapeam.am.gov.br.
9.2 Os participantes serão exclusivamente responsáveis por qualquer eventual questionamento decorrente de direitos autorais relativos ao uso de expressões, textos, fragmentos de texto, entre outras reproduções e/ou utilizações indevidas das obras, mesmo que parcialmente, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual, assim como pelo eventual uso indevido da imagem (em sentido amplo) de pessoas.
9.3 A lista de agências/escritórios/instituições de internacionalização credenciadas será publicada no site da FAPEAM na data prevista nessa Chamada e encaminhada para o e-mail indicado no cadastro.
GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 21 de julho de 2023.
Márcia Perales Mendes Silva
Presidente
Assinado digitalmente via SIGED
Decreto n.º 42.727 – 08/09/2020
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ANEXO I
FORMULÁRIO PARA APLICAÇÃO AO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – TECNOVA III/FINEP – AMAZONAS
(os campos obrigatórios estão representados com um asterisco e deverão conter evidências comprobatórias a serem anexadas a este formulário)
DADOS DA ENTIDADE GESTORA (EXEMPLO: ESCRITÓRIO/AGÊNCIA/INSTITUIÇÃO)
1. Marca *
2. Razão social*
3. CNPJ*
4. Telefone*
5. Site*
6. Endereço completo
7. *Cidade*
8. Estado (UF)*
9. CEP*
10. Data da constituição (formato mm/aaaa)*
11. Número de empresas aceleradas*
12. Número de funcionários da equipe*
DADOS DO PRINCIPAL RESPONSÁVEL LEGAL
13. Nome completo*
14. Cargo do Responsável Legal*
15. Telefone*
16. E-mail*
DADOS DA GESTÃO (DIREÇÃO/PRESIDÊNCIA/GERÊNCIA)
17. Nome completo
18. Cargo
19. Telefone
20. E-mail
DADOS COMPLEMENTARES
21. Setores de interesse da aceleradora (max. 5 opções):
- Aeroespecial e Defesa
- Agricultura
- Carreiras e Desenvolvimento Profissional
- Comércio e Bens de Consumo
- Consultoria
- Criatividade (Economia Criativa)
- Diversidade e Inclusão
- Educação
- Energia e Utilidades
- Engenharia e Manufatura
- Entretenimento e Cultura
- Meio ambiente e Sustentabilidade
- Moda e Vestuário
- Finanças e Contabilidade
- Fintech e Blockchain
- Alimentos e Bebidas
- Games e eSports
- Saúde e Cuidados Pessoais
- Hospitalidade e Turismo
- Seguros
- Investimento e Financiamento
- Jurídico e Leis
- Marketing e Publicidade
- Mídia, Relações Públicas e Jornalismo
- Sem fins lucrativos
- Privacidade e Segurança
- Propriedade e Construção
- Setor Público
- Recursos Humanos e Recrutamento
- Vendas, Negócios e Sucesso do Consumidor
- Ciências, Biotecnologia e Farmácia
- Esporte e Bem-estar
- Tecnologia
- Telecomunicações
- Transporte e Logística
HISTÓRICO DE ATUAÇÃO*
Descreva nesta seção as áreas tecnológicas, setores econômicos, modelos de negócios e/ou teses desenvolvidas anteriormente pela agência/escritório/instituição, desde o momento de constituição até as contratações (estas informações são consideradas confidenciais e serão utilizadas exclusivamente durante o processo de seleção do credenciamento).
PARCERIAS FIRMADAS*
Descreva nesta seção as parcerias firmadas com instituições voltadas para o empreendedorismo inovador, especialmente aquelas voltadas para processos de internacionalização e soft landing.
OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES
Utilize esta seção para incluir informações/ações não previstas neste plano, mas que julgar pertinente para a avaliação.
PROPOSTA DE TRABALHO*
Utilize essa seção para detalhar a proposta de plano de trabalho de internacionalização de empresas, que pretende desenvolver após a contratação por empresas beneficiadas pelo Programa TECNOVA III AM. Aqui você deve explorar as metodologias a serem aplicadas bem como proposta de atuação, processos, capacitações e ferramentas.
Manaus (AM) xx de xx de 2023.
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Assinatura do representante legal da agência/escritório/instituição de internacionalização