III CHAMADA FUNDO NEWTON – RESEARCHER LINKS

Download do edital PDF

III CHAMADA FUNDO NEWTON – RESEARCHER LINKS

 Edital – Versão em inglês

O Conselho Britânico (British Council) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançaram em 27 de abril de 2015 a chamada do programa Researcher Links, no âmbito do acordo do Fundo Newton no Brasil. O programa apoiará a realização de workshops de pesquisa que incentivem a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos.

Coordenados por dois pesquisadores líderes, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Amazonas, Brasil, os workshops devem ser apresentados em inglês e abordar uma das seguintes áreas do conhecimento:

  • Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade;
  • Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
  • Energia renovável e energia limpa;
  • Educação;
  • Crescimento econômico inclusivo;
  • Saúde (doenças negligenciadas);
  • Água e saneamento;
  • Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
  • Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);
  • Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);
  • Riscos de desastres e emergências;
  • Governança, sociedade e conflito (transparência, instituições eficientes, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação);
  • Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).

1. Quem pode candidatar

Dois pesquisadores principais (doutores), um de uma instituição do Reino Unido, e um de uma instituição de ensino superior ou de pesquisa do Estado do Amazonas. Ambos os candidatos serão chamados de “Coordenadores do Workshop”.

2. Local do Workshop

O workshop terá lugar no Estado do Amazonas, Brasil. O workshop deverá ser realizado nas instalações da instituição de acolhimento no Amazonas.

3. Período de realização dos workshops

Os workshops selecionados devem acontecer entre 01 de novembro de 2015 e 31 de março de 2016.

4. Quem pode participar do workshop

Até 30 pesquisadores poderão participar de cada workshop, conforme descrito abaixo:

– Dois (2) coordenadores: um do Reino Unido e um do Estado do Amazonas

– Quatro (4) mentores: dois mentores do Reino Unido e dois do Estado do Amazonas

– Vinte (20) doutores em início de carreira: 10 do Reino Unido e 10 do Estado do Amazonas, a serem selecionado depois que a proposta for aprovada. Os doutores em início de carreira devem ter obtido o doutoramento há menos de 10 anos.

– Os coordenadores poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, mas os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países.

5. Idioma

Os workshops serão realizados em Inglês.

6. Conteúdo do Workshops

O conteúdo deve refletir a meta do programa de construir ligações para uma futura colaboração e criar oportunidades de pesquisas para doutores em início de carreira.

As sessões do workshop devem ser interativas incentivando os participantes a partilhar conhecimentos, experiências e ideias. Sugerem-se as seguintes sessões/atividades para o workshop:

  • Palestras dos coordenadores do workshop e dos mentores.
  • Sessões de pesquisa, onde os investigadores em início de carreira apresentarão suas pesquisas.
  • Sessões de networking, onde os pesquisadores deverão interagir e explorar oportunidades de colaboração.
  • Visão geral das oportunidades de pesquisa e de financiamento: uma breve introdução sobre a base de pesquisa no Reino Unido e no Amazonas – como ela é financiada, a atividade de colaboração internacional, as ligações com a indústria.
  • Dependendo da área de pesquisa ou o tema do workshop, os coordenadores poderão incluir uma sessão com parceiros não acadêmicos empresariais ou outros, para falar sobre colaboração intersectorial.

7. Financiamento

A FAPEAM e do British Council poderão financiar:

– Passagens internacionais (classe economia) para até 13 pesquisadores do Reino Unido (coordenador, mentor e jovens doutores) para viajar para o Brasil.

– Os custos locais de viagem para os participantes (Estado do Amazonas).

– Diárias para cobrir para alimentação e alojamento para todos os participantes externos para até 5 noites na cidade onde o workshop terá lugar.

8. Recrutamento de participantes

Após o processo de seleção e aprovação da proposta os Coordenadores do Workshop serão responsáveis por recrutar os demais participantes para os workshops. Todos os participantes devem vir de instituições de ensino superior do Reino Unido, e de instituições do Estado do Amazonas. Os participantes vinculados a instituições de fora Amazonas não são elegíveis.

– Os pesquisadores em início de carreira recrutados para participar da oficina deve ter doutorado obtido há menos de 10 anos antes do início do workshop.

– Não mais do que um terço dos pesquisadores em início de carreira de cada país poderão ser recrutados a partir das instituições dos coordenadores.

– Os coordenadores do workshop deverão abrir uma chamada para a seleção dos participantes, que deverá ser divulgada por meio de vários canais (o British Council e a FAPESAM apoiarão a divulgação).

– Os participantes terão de demonstrar um nível suficiente de Inglês para participar do workhop.

9. Resultados e benefício de longo prazo

Os coordenadores deverão delinear os resultados específicos previstos a partir do workshop. Eles também devem explorar qualquer benefício potencial em longo prazo que possam surgir, pensando em quem pode se beneficiar e como eles podem beneficiar, descrevendo as ações que serão realizadas para assegurar que o impacto potencial será alcançado realizado.

10. Processo de seleção das propostas

O processo de seleção das propostas será realizado em duas etapas:

I. Avaliação por um painel de consultores ad hoc do Reino Unido e da FAPEAM;
II. Decisão conjunta da FAPEAM e do British Council com base nas recomendações de ambos os painéis de consultores.

11. Como submeter uma proposta

Os candidatos deverão apresentar uma proposta conjunta ao Conselho Britânico e FAPEAM preenchendo o formulário de inscrição on-line do British Council disponível em: www.britishcouncil.org/society/science/funding-opportunities/researcher-links-workshops-call

12. Como identificar parceiros no Reino Unido

A International Unit, instituição parceira, ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call”.

13. Data limite para submissão de propostas:
Até às 12:00 h (horário de Brasília) do dia 13 de Julho de 2015. Propostas submetidas após esta data limite não serão consideradas.

Informações adicionais:
Prof. Dra. Andrea Waichman, e-mail:researcher_links@fapeam.am.gov.br  ou,

Aliandra Barlete, e-mail: aliandra.barlete@britishcouncil.org.br