LINHAS DE AÇÃO FAPEAM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) tem como missão fomentar a pesquisa científica básica e aplicada e o desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado. Baseada na sua missão, a Fapeam atua por meio de seis linhas de ação conheça:

Linha 1- Fomento à Formação Sustentável de Recursos Humanos para CT&I

Fomentar à formação e capacitação de recursos humanos  para a pesquisa básica e aplicada em todos os níveis de ensino, desde o ensino básico ao pós-doutorado, dentro ou fora do estado do Amazonas, por meio da concessão de bolsas e auxílio-pesquisa.

Linha 2- Incentivo à Internacionalização e Cooperação Interinstitucional em âmbito, Nacional e Internacional

Fomentar e viabilizar projetos de pesquisa que promovam a cooperação e a integração estadual, nacional e internacional entre instituições de ensino, pesquisa e/ou inovação, por meio da concessão de auxílio-pesquisa e/ou bolsa.

Linha 3- Apoio à Infraestrutura Resiliente para Ciência, Tecnologia e Inovação

Apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação e recuperação da infraestrutura para pesquisa tecnológica e de inovação relevantes ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Amazonas.

Linha 4- Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação

Popularizar e difundir a  Ciência, Tecnologia e Inovação no estado do Amazonas, melhorando o acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios, por meio da realização e participação em eventos locais, regionais, nacionais ou internacionais; produtos promocionais e informativos; premiações e publicações científicas.

Linha 5-  Fomento ao Empreendedorismo de Base Tecnológica e a Consolidação do Ecossistema de Inovação

Fomentar projetos de empreendedorismo e de base tecnológica na forma de subvenção econômica a pesquisador envolvido no ecossistema de inovação do estado do Amazonas, visando a melhoria da qualidade de processos e obtenção de produtos inovadores.

Linha 6- Fomento à Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação

Fomentar e induzir projetos de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em todas as áreas do conhecimento que visem contribuir para o desenvolvimento do estado do Amazonas, a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da concessão de auxílio-pesquisa e bolsas para pesquisadores vinculados a instituições ou centros de ensino, pesquisa e inovação.

 

 AÇÕES PADRONIZADAS QUE A FAPEAM PARTICIPA

Linha 7 – Meninas e Mulheres na ciência e no empreendedorismo científico

Oportunizar a inserção de meninas e mulheres na ciência e no empreendedorismo científico, por meio do fomento a projetos que estimulem o ingresso das pesquisadoras em áreas do conhecimento com menor presença feminina, o aumento da produção científica, bem como o ingresso e permanência em carreiras acadêmicas, de pesquisa e licenciatura.

Linha 8 – Fortalecimento do Estado nas Ações Emergenciais de Combate à Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus

Fomentar projetos relacionados à detecção e prevenção do coronavírus, visando a promoção da saúde integral da população do estado do Amazonas, com atenção especial às pessoas em situação de emergência e às populações indígenas.

Linha 9 – Implantação da Central de Produções e Disseminação de Análise e Estatísticas  Socioeconômicas, Demográficas e de Base Territorial 

Fortalecer e fomentar a coleta, a produção e a análise de dados, estatísticas e mapas para a construção de políticas públicas integradas e efetivas,  promovendo maior transparência no estado do  Amazonas.

Linha 10 – Fortalecimento do Sistema Estadual de CT&I

Auxiliar no fortalecimento do Sistema Estadual de  Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, por meio de ações colaborativas para o aperfeiçoamento da Política Pública de CT&I, do Fórum de Gestores em Ensino Superior, de Inovação e Pesquisa; na criação do Conselho Estadual de CT&I, da Lei Estadual de CT&I; na regulamentação do Fundo Estadual de CT&I, fortalecendo ações de pesquisa e desenvolvimento no estado do Amazonas.

 

>> Quer conhecer mais a Fapeam? Acesse a nossa Carta de Serviços (Clique Aqui)

  • Banner Lateral Perfil da Pós

  • 2021-02-23

  • simulação-site---proposta-2-2

  • banner-linhas-de-ação-portal

  • BANNER-AGÊNCIA-AMAZONAS

  • falabr-logo-azul-1