Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a FAPEAM e ações no âmbito de sua competência.

 

Informações sobre a FAPEAM

  1. Procure identificar-se bem (nome completo, instituição com a qual você mantém vínculo, cidade onde reside, etc.)
  2. Especifique ao máximo o objeto de sua busca ou pedido (nome do Programa da FAPEAM, nome do Formulário, nome do projeto de pesquisa, número do Edital ou Decisão);
  3. Forneça, sempre que possível, informações adicionais (em caso de ser bolsista, por exemplo, informe o nome do programa, o mês em que começou a receber a bolsa, etc.)
  4. Procure sempre acionar a Ouvidoria com antecedência, sobretudo, em casos que envolvam prazos de Editais ou Prestação de Contas, pois ela tem até 5 (cinco) dias úteis para responder ao usuário.

Relação com a sociedade

  1.  Entre na página da FAPEAM e procure o ícone do Banco de Pesquisadores SIGFAPEAM, ou acesse diretamente o site: http://sig.fapeam.am.gov.br/;
  2. Clique na opção “Não sou cadastrado”, localizado no canto superior direito da página;
  3. Preencha com atenção os campos solicitados e envie a ficha cadastral;
  4. Você receberá um e-mail automático de confirmação.

É válido ressaltar que, em alguns casos, a mensagem gerada pelo SIGFAPEAM é identificada por alguns provedores como spam, portanto, sugerimos verificar em sua pasta de lixo eletrônico se esta mensagem chegou ao seu e-mail e, se tiver chegado, marque nosso endereço como confiável para que futuramente não tenha problemas similares.

Perdi minha senha de acesso ao Banco de Pesquisadores (SIGFAPEAM), como recuperá-la?

Para recuperar sua senha, siga as seguintes orientações:

  1. Clique no ícone “Cadastro Pesquisador SigFapeam”;
  2. Na tela de login, no canto superior direito clique em “Esqueci minha senha”;
  3. Digite o número do seu CPF;
  4. Um e-mail será enviado para a sua conta de e-mail cadastrada no SigFapeam;
  5. Caso você não receba o e-mail na sua caixa de entrada, ou no lixo eletrônico, envie e-mail para geinf@fapeam.am.gov.br e a Gerência de Informática encaminhará uma nova senha;
  6. A nova senha deverá ser alterada por você logo após seu primeiro acesso.

O que eu posso fazer para obter respostas em menor tempo possível?

  1. Procure identificar-se bem (nome completo, instituição com a qual você mantém vínculo, cidade onde reside, etc.)
  2. Especifique ao máximo o objeto de sua busca ou pedido (nome do Programa da FAPEAM, nome do Formulário, nome do projeto de pesquisa, número do Edital ou Decisão);
  3. Forneça, sempre que possível, informações adicionais (em caso de ser bolsista, por exemplo, informe o nome do programa, o mês em que começou a receber a bolsa, etc.)
  4. Procure sempre acionar a Ouvidoria com antecedência, sobretudo, em casos que envolvam prazos de Editais ou Prestação de Contas, pois ela tem até 5 (cinco) dias úteis para responder ao usuário.

Recurso administrativo - Proposta não enquadrada

Minha proposta não for aprovada, quais procedimentos devo adotar para apresentar recurso administrativo?

Os candidatos que tiverem seus pedidos indeferidos na análise de mérito poderão solicitar reconsideração da decisão, no prazo de até 5 dias, a contar da data da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (D.O.E), quando deverão encaminhar recurso dirigido à  Presidência da FAPEAM.

O pedido de reconsideração deve estritamente contrapor o motivo do indeferimento, não incluindo fatos novos, que não tenham sido objeto de análise de mérito anterior.

É válido ressaltar que todos os resultados são divulgados no site simultaneamente à publicação no DOE. O Depto. de Análise de Projetos, por meio do telefone 3878-4012 ou do e-mail deapro@fapeam.am.gov.br, poderá orientar e apresentar outros esclarecimentos pertinentes ao indeferimento de proposta.

Contratação de estagiários

Como é feita a contratação de estagiários na FAPEAM?

Atualmente, nossa contratação de estagiários se dá por meio do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Quando há vagas disponíveis, a FAPEAM, por meio de sua Gerência de Pessoal, encaminha o perfil da vaga em aberto para o CIEE e este, em seguida, seleciona os candidatos e marca as datas para entrevista.

É importante ressaltar que, pelas normas de estágio, para áreas específicas, é necessário que as atividades do estágio sejam compatíveis a grade curricular do estagiário, logo, para ser contratado pela FAPEAM é necessário estar cursando nível superior em áreas compatíveis as atividades de gestão pública.

Cadastro no SIGFAPEAM

Como faço para efetuar cadastro de pesquisador no Sistema da FAPEAM (SIGFAPEAM)?

  1.  Entre na página da FAPEAM e procure o ícone do Banco de Pesquisadores SIGFAPEAM, ou acesse diretamente o site: http://sig.fapeam.am.gov.br/;
  2. Clique na opção “Não sou cadastrado”, localizado no canto superior direito da página;
  3. Preencha com atenção os campos solicitados e envie a ficha cadastral;
  4. Você receberá um e-mail automático de confirmação.

É válido ressaltar que, em alguns casos, a mensagem gerada pelo SIGFAPEAM é identificada por alguns provedores como spam, portanto, sugerimos verificar em sua pasta de lixo eletrônico se esta mensagem chegou ao seu e-mail e, se tiver chegado, marque nosso endereço como confiável para que futuramente não tenha problemas similares.

Já tentei recuperar minha senha mas não recebi o e-mail de recuperação, o que devo fazer?

Em alguns casos, a mensagem de recadastramento gerada pelo SIGFAPEAM é identificada por alguns provedores como spam, portanto, verifique na sua pasta de lixo eletrônico se esta mensagem chegou ao seu email e se tiver chegado, marque nosso endereço como confiável para que futuramente não tenha problemas similares.

Caso a senha realmente não tenha chegado, entre em contato conosco pelo e-mail: geinf@fapeam.am.gov.br, encaminhando na mensagem o número de seu CPF e seu NOME COMPLETO. Os técnicos da Gerência de informática realizarão os procedimentos para alteração de sua senha para uma senha padrão, a qual deverá ser alterada para uma senha de sua confiança logo após seu primeiro acesso.

Perdi minha senha de acesso ao Banco de Pesquisadores (SIGFAPEAM), como recuperá-la?

Para recuperar sua senha, siga as seguintes orientações:

  1. Clique no ícone “Cadastro Pesquisador SigFapeam”;
  2. Na tela de login, no canto superior direito clique em “Esqueci minha senha”;
  3. Digite o número do seu CPF;
  4. Um e-mail será enviado para a sua conta de e-mail cadastrada no SigFapeam;
  5. Caso você não receba o e-mail na sua caixa de entrada, ou no lixo eletrônico, envie e-mail para geinf@fapeam.am.gov.br e a Gerência de Informática encaminhará uma nova senha;
  6. A nova senha deverá ser alterada por você logo após seu primeiro acesso.

É válido ressaltar que, em alguns casos, a mensagem de recadastramento gerada pelo SIGFAPEAM é identificada por alguns provedores como spam, portanto, sugerimos verificar em sua pasta de lixo eletrônico se esta mensagem chegou ao seu e-mail e, se tiver chegado, marque nosso endereço como confiável para que futuramente não tenha problemas similares.

Mudei meu endereço eletrônico e perdi minha senha de acesso ao SIGFAPEAM, como faço para atualizar meu cadastro e recuperar minha senha?

Envie e-mail para geinf@fapeam.am.gov.br solicitando a atualização de e-mail e a recuperação de senha. A equipe da Gerência de Informática procederá à atualização requerida e encaminhará uma senha padrão para seu novo e-mail.

É importante que você altere a senha padrão logo após seu primeiro acesso para evitar problemas.

Benefícios, bolsas e auxílios

Como me habilitar para concorrer aos benefícios ofertados pela FAPEAM?

  • Efetue seu cadastro no Banco de Pesquisadores da FAPEAM;
  • É necessário ter Curriculum cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq (http://lattes.cnpq.br) e estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil – DGP/CNPq (http://dgp.cnpq.br/diretorioc/);
  • É preciso comprovar residência no Amazonas há, pelo menos, 5 (cinco) anos;
  • Fique atento à abertura dos Editais, pois esta é a forma que a Fundação utiliza para oferecer seus benefícios.

O que é necessário para que eu seja apto a concorrer aos benefícios ofertados pela FAPEAM?

1 – Estar cadastrado(a) no Banco de Pesquisadores da FAPEAM;

2 – Estar cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPq (http://lattes.cnpq.br);

3 – Estar cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil – DGP/CNPq (http://dgp.cnpq.br/diretorioc/);

4 – Comprovar residência no Amazonas há, pelo menos, 5 (cinco) anos (período varia de um edital/programa para outro);

5 – Apresentar proposta dentro do prazo estabelecido no Edital/Programa ao qual minha proposta se enquadra e dentro dos padrão por ele exigido.

6 – Atender aos requesitos e critérios estabelecidos no edital/programa ao qual vou apresentar minha proposta.

Como faço para receber uma bolsa da FAPEAM?

As bolsas oferecidas pela FAPEAM são concedidas mediante editais e programas de concorrência pública. É importante esclarecer que a Fapeam não atende a demandas avulsas. Ou seja, o interessado em receber qualquer uma das bolsas previstas no quadro de bolsas da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br/resolucao.php?cod=699) necessita, dentro do prazo determinado, submeter proposta a um Edital vigente que preveja em suas normas a concessão da bolsa desejada.

Para saber quais Editais estão vigentes e aberto ao recebimento de propostas, consulte o link: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes.

Como faço para receber da FAPEAM apoio financeiro para execução da minha proposta?

Os recursos e apoios financeiros oferecidos pela FAPEAM são concedidos mediante editais e programas de concorrência pública.

É importante esclarecer que a Fapeam não atende a demandas avulsas. Ou seja, o interessado em receber aporte financeiro para executar projeto necessita, dentro do prazo determinado, submeter proposta a um Edital vigente que preveja em suas normas a concessão do auxílio desejado e no qual o perfil de seu projeto se enquadra.

Para saber quais Editais estão vigentes e aberto ao recebimento de propostas, consulte o link: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes.

A FAPEAM concede algum tipo de apoio para participação em eventos?

A FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos científicos e tecnológicos – PAPE, concede passagens aéreas como forma de apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante qualificado em eventos científicos e tecnológicos relevantes no país e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.

Contudo, para ter direito ao benefício, é necessário que você tome conhecimento das normas do programa e atente para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário edital do Programa antes de apresentar sua proposta.

Para ter acesso ao edital vigente e aberto ao recebimento de proposta, basta acessar: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes.

A FAPEAM concede algum tipo de apoio para realização de eventos?

A FAPEAM, por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV, apoia a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Contudo, para ter direito ao benefício, é necessário que você tome conhecimento das normas do programa e atente para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário edital do Programa antes de apresentar sua proposta.

Para ter acesso ao edital vigente e aberto ao recebimento de proposta, basta acessar: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes.

Como faço para receber uma bolsa de Iniciação Científica?

A FAPEAM apoia a introdução do aluno de graduação na Iniciação Científica por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas – PAIC/AM.

Por meio desse programa a FAPEAM repassa um determinado número de bolsas às Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado e essas se encarregam de selecionar os candidatos e, após isso, encaminhar sua documentação à FAPEAM, para fins de implementação da bolsa.

Atualmente, as instituições contempladas com quotas desse programa são: UEA, FCECON, FUAM, FMT-HVD, ILMD/FIOCRUZ, CENSIPAM, UFAM, EMBRAPA, FHAJ, INPA, FHEMOAM e IFAM.

Os interessados em adquirir bolsa devem verificar junto a essas instituições para se inteirar sobre forma e prazo para seleção de candidatos à bolsa.

A FAPEAM oferece bolsa de estudos para quem vai cursar Mestrado/Doutorado no Exterior?

Atualmente a FAPEAM não financia bolsas de estudo para o exterior. Nossos editais e programas se restringem a apoiar somente a formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado dentro do território nacional.

Tão logo tenhamos um programa regulamentado e que tenha essa abrangência, a notícia será amplamente divulgada em nosso site, por isso sugerimos consultar regularmente nossa página eletrônica para ficar informado sobre a questão.

Como faço para obter bolsa de Mestrado?

Por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduado do Estado do Amazonas -RH-MESTRADO a FAPEAM oferece bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD.

Para concorrer a bolsa, o interessado deverá estar ciente das normas do programa e atentar para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário do edital.

Caso o edital do programa esteja vigente, suas normas estarão disponibilizadas no link “Editais Vigentes”: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes

Como faço para obter bolsa de Doutorado?

Por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas – RH-DOUTORADO a FAPEAM oferece bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela CAPES em outros Estados da Federação ou no Estado do Amazonas desde que o Programa de Pós-Graduação não tenha sido atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu – POSGRAD.

Para concorrer a bolsa, o interessado deverá estar ciente das normas do programa e atentar para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário do edital.

Caso o edital do programa esteja vigente, suas normas estarão disponibilizadas no link “Editais Vigentes”: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes

Posso receber bolsa de Apoio Técnico?

As bolsas de Apoio Técnico são concedidas em quotas aos pesquisadores/coordenadores de projetos de pesquisa fomentados pela FAPEAM. A seleção de candidatos a essa modalidade de bolsa é realizada pelo próprio coordenador de projeto contemplado com recursos financeiros da FAPEAM e que esteja vinculado a algum de nossos Programas/Editais.

A FAPEAM oferece bolsas de mestrado/doutorado para alunos do Interior?

Por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas – RH-INTERIORIZAÇÃO a FAPEAM oferece bolsas de mestrado e doutorado a profissionais graduados residentes no interior do Estado do Amazonas há no mínimo 4 anos ou que mantenham relação de trabalho ou emprego com instituição municipal, estadual ou federal sediada ou com unidade permanente no interior do Estado do Amazonas, interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em programa credenciado pela CAPES, em instituições no Estado do Amazonas ou em outro Estado da Federação.

Para concorrer a bolsa, o interessado deverá estar ciente das normas do programa e atentar para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário do edital.

Caso o edital do programa esteja vigente, suas normas estarão disponibilizadas no link “Editais Vigentes”: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes

A FAPEAM concede apoio financeiro para publicação de Livros?

O programa da FAPEAM que viabiliza publicações de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzida por profissional e financiada pela FAPEAM e/ou agência de fomento nacional/internacional, é o Programa de Apoio a Publicações Científicas – BIBLOS.

Para concorrer ao benefício, o interessado deverá estar ciente das normas do programa e atentar para os requisitos, condições e prazos estabelecidos no calendário do edital.

Caso o edital do programa esteja vigente, suas normas estarão disponibilizadas no link “Editais Vigentes”: www.fapeam.am.gov.br/editais.php?ano=vigentes

Convênios

Para que a minha instituição possa celebrar uma parceria com  a FAPEAM, com vistas ao apoio financeiro à um projeto, o que devemos apresentar?

Apresentar Ofício do Dirigente da instituição direcionado à Presidência da FAPEAM, solicitando o apoio desejado juntamente com o Plano de Trabalho, cujo modelo está disponível no site da FAPEAM no link:  www.fapeam.am.gov.br/downloadss/ (Formulários>Convênios>Formulário de Apresentação de Plano de Trabalho), explanando o projeto a ser executado.

Minha instituição recebeu recursos da FAPEAM, no âmbito de uma parceria celebrada, no intuito de prestar contas dos recursos recebidos, quais os formulários que devemos apresentar?

Os formulários que deverão ser apresentados estão disponíveis no site da FAPEAM, no link: www.fapeam.am.gov.br/downloadss/ (Formulários>Convênios>Formulário de Prestação de Contas).

Prestação de contas

Quando devo prestar contas financeira?

Quando a liberação de recurso se der em parcela única, a prestação de contas financeira será apresentada de uma única vez, até 30 (trinta) dias após o término da vigência do Termo de Outorga, exceto aqueles programas que no Termo de Outorga consta 60 (sessenta) dias após o término da vigência.

Quais os documentos que compõem a prestação de contas?

Por se tratar de especificidades de cada programa, orienta-se encaminhar um e-mail para (gepcon@fapeam.am.gov.br), com o nome do outorgado e/ou coordenador do projeto, título do projeto, programa e edital.

O que devo fazer quando o Banco faz aplicação do recurso na conta?

Em casos aonde ocorrem aplicação do recurso na conta orienta-se que, ao final do projeto o valor referente à aplicação seja devolvido integralmente a conta indicada pela gerência.

Qual o procedimento para devolução do saldo da conta auxílio?

Primeiramente o outorgado deve encaminhar uma solicitação via e-mail para a Gerência de Prestação de Contas (gepcon@fapeam.am.gov.br), constando o nome do outorgado e/ou coordenador do projeto, título do projeto e o programa. Com posse dos dados bancários, o outorgado realiza o saque do saldo da conta auxílio, e em seguida, deposita na conta informada pela Gerência. Após o depósito o outorgado deverá guardar o comprovante original para apresentação na prestação de contas.

Como faço para incluir e/ou trocar as despesas que não estavam orçadas na planilha orçamentária?

As alterações das despesas poderão ocorrer, desde que solicitadas com antecedência de 30 (trinta) dias mediante o formulário de alteração orçamentária. O formulário encontra-se disponível no site da FAPEAM, item downloads-formulários-programas-Formulário de Alteração Orçamentária em Projetos. Após o preenchimento deste formulário protocolar na FAPEAM direcionando à DITEC, devendo o outorgado aguardar resposta formal.

Quais são as formas de pagamento permitidas para utilização do recurso?

A movimentação da conta bancária será feita por meio de cheques nominativos ou cartão débito, correspondendo sempre a um único pagamento.

Todo o material permanente e de consumo que for comprado é necessária cotação?

A cotação é apenas para aquisição de bens com valor superior a 10 (dez) salários mínimos, o outorgado deverá optar pelo menor preço, obtido a partir de 3 (três) cotações, sendo apresentadas no ato da prestação de contas.