TV FAPEAM

Projeto do Programa Ciência na Escola usa rede social para auxiliar no ensino da matemática

TV FAPEAM-  Não é novidade que as redes sociais fazem sucesso, principalmente, entre adolescentes e jovens. Toda essa interação digital agora faz parte de um projeto de alfabetização científica que busca despertar ainda mais o interesse dos alunos pela disciplina de matemática por meio de uma plataforma semelhante ao Facebook. A atividade é desenvolvida com alunos do ensino médio da Escola Estadual Cid Cabral da Silva, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

O projeto é desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) realizado em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vídeo produzido pela Secom

Estudantes do PCE expõem trabalhos em shopping de Manaus

TV FAPEAM –  Três projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) participaram na última segunda-feira (30) de uma exposição realizada no Espaço Cultural da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping.  Produtos feitos a partir de materiais reciclados, jogos lúdicos para o  ensino da disciplina da Geografia e cuidados com a saúde foram os trabalhos apresentados ao público pelos bolsistas de alfabetização científica do programa.

O programa é desenvolvido pelo Governo do Amazonas via a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), e permite a produção da ciência dentro do espaço escolar por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que oportunizam a formação acadêmica e a transformação do pensar, fazer e entender ciência pelo cidadão.

Pesquisa desenvolve biossurfactantes a partir de fungos encontrados no solo da floresta amazônica

TV FAPEAM- Uma pesquisa desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) analisou fungos encontrados no solo da floresta amazônica com potencial para produção de biossurfactantes. O surfactante é um produto usado na indústria e consiste em substâncias químicas capazes de misturar moléculas não solúveis em água, como o óleo, no mesmo recipiente. No mercado ele está presente em produtos de limpeza/higiene, cosméticos e alimentos, por exemplo. Hoje a produção de um surfactante é derivada do petróleo.

App inovador será usado para prever possíveis problemas em veículos automotivos

TV FAPEAM – Você está indo para o trabalho e de repente percebe que o freio do carro está respondendo com mais lentidão e que o pedal está mais fundo. Infelizmente o problema só é percebido no momento em que é vivenciado. Será que é possível prever problemas como esse? Empreendedores estão desenvolvendo um aplicativo que pretende não só responder o questionamento, mas revolucionar o mercado automotivo.

O aplicativo Drive-on será usado para ler o Engine Control Unit (ECU) do veículo – Unidade de Controle do Motor – de forma simplificada. A tecnologia permitirá também que o usuário acompanhe todo o processo em tempo real. Diferente de outros sistemas já disponibilizados no mercado, o app pretende prever os possíveis problemas e alertar o usuário.

Reportagem – Cíntia Melo/ Imagens-Francisco Santos e Said Mendonça/ Edição de Imagens – Esterffany Martins/ Arte- Suellen Fonseca

Estudantes usam lixo orgânico para criar compostagem em escola na Zona Oeste de Manaus

TV FAPEAM – Usar os resíduos orgânicos oriundos da cozinha da escola e da jardinagem para criação de compostagem tem sido o desafio de um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, situada no bairro Santo Agostinho, na Zona Oeste de Manaus. O projeto pretende ensinar aos alunos as práticas da política dos 5R’s (Reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos).

Reportagem  Cíntia Melo/ Imagens – Francisco Santos e Esterffany Martins / Edição de Imagens – Esterffany Martins/ Arte – Suellen Sousa

Mix de enzimas de fungos da Amazônia será usado na produção de álcool

TV FAPEAM-  Um mix de enzimas de micro-organismos da Amazônia será usado na produção de álcool de segunda geração (bioetanol). O projeto está atualmente em fase de otimização da produção de enzimas para composição de um coquetel que será usado para degradar biomassa vegetal e transformá-la em açúcar. Enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas.

O “Enzyme Blend – Mix Enzimático de Microrganismos da Amazônia para Aplicação Industrial” conta com recursos do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A proposta é desenvolvida no âmbito do programa Sinapse da Inovação, realizado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

reportagem – Cíntia Melo/ Imagens – Esterffany Martins, Said Mendonça e Francisco Santos/ Edição de Imagens – Esterffany Martins

Projeto utiliza paletes e outros resíduos de madeira na produção de móveis

TV FAPEAM-  Os resíduos de madeiras, principalmente, os paletes que antes eram descartados no lixo se tornaram artigos de luxo nas mãos do empreendedor, Leonardo Brandão. Mesas, baú, adega, molduras, prateleiras, além de sofá e estantes são alguns dos móveis produzidos com o material retirado das ruas de Manaus.

O projeto é fruto do trabalho intitulado “Produção de Móveis e Objetos de Decoração com Madeira de Paletes e Outros Resíduos de Madeira” que conta com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Reportagem – Cíntia Melo/ Imagens – Esterffany Martins e Francisco Santos/ Edição de imagens – Esterffany Martins

Suporte de horta tem sistema de irrigação que pode durar até 15 dias

TV FAPEAM- Se você optou por levar uma vida mais saudável e quer cultivar sua própria horta em casa, mas não tem tempo devido à correria da sociedade pós-moderna a “Varanda Verde” pode ser a solução para seus problemas. O produto desenvolvido por empreendedores do Amazonas, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), espera inspirar, introduzir e incentivar as pessoas ao cultivo doméstico orgânico, combinando natureza, praticidade, design e sustentabilidade.

A solução para cultivo é um suporte para hortas dotado de um sistema de irrigação com manual de cultivo que permitirá experiências de produção de ervas e hortaliças e a reconexão com os ritmos da natureza mesmo em espaços reduzidos e urbanos. Mais saúde, ecologia e qualidade de vida.

Reportagem – Cíntia Melo/Imagens e Edição de Imagem – Esterffany Martins

Fantoche eletrônico será usado para promover inclusão de crianças autistas no ambiente escolar

TV FAPEAM- O projeto de pesquisa “Fantoche Eletrônico para crianças autistas” é desenvolvido pelo professor Roceli Pereira Lima, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). O estudo de doutorado, que é realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), utiliza um fantoche convencional no qual são adicionados componentes eletrônicos que possibilitam interação entre os ambientes real e o virtual durante a narrativa contada pelos educadores as crianças.

O projeto é fomentado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (PROPG-AM). Segundo o coordenador, o estudo tem a intenção de levar informática para educação e trabalhar com a inclusão social.

Reportagem- Cíntia Melo/ Imagens – Esterffany Martins e Francisco Santos/ Edição de Imagens – Esterffany Martins