TV FAPEAM

Fapeam investe em equipamentos de radiação ultravioleta para tratamento de doenças dermatológicas no Estado

TV FAPEAM-  O Sistema Público de Saúde do Estado passou a oferecer tratamento inédito, no Amazonas, que utiliza radiação ultravioleta, a pacientes da Fundação Alfredo da Matta (FUAM). A modalidade de tratamento,conhecida como fototerapia, foi viabilizada por meio de investimento do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A fototerapia é utilizada no tratamento de uma série de doenças dermatológicas, em especial, psoríase, vitiligo, linfoma cutâneo, dermatite atópica, entre outras.  O serviço começou a ser oferecido na FUAM, em outubro de 2017. Até o momento, 163 pacientes estão sendo acompanhados no ambulatório de fototerapia.

Departamento de Difusão do Conhecimento – Decon

Embrapa realizará série de treinamentos para a popularização do Nutrisolo

TV FAPEAMO aplicativo visa auxiliar agricultores rurais no processo de recomendação de adubação e calagem do solo para as culturas de abacaxi, banana, citros e mandioca no Amazonas

Popularizar o aplicativo Nutrisolo é um dos grandes objetivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para tanto, serão organizados treinamentos com profissionais a fim de que se tornem disseminadores do aplicativo junto aos agricultores da capital e dos municípios do interior.

Lançado no mês de Maio, o Nutrisolo tem por finalidade oferecer auxílio aos agricultores rurais no processo de recomendação de adubação e calagem do solo para as culturas de abacaxi, banana, citros e mandioca no Amazonas.  Os treinamentos serão voltados aos técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e profissionais de extensão do quadro profissional da própria Embraga e também de outros órgãos públicos, com atuação no setor primário, como é o caso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror).

Livro Planejamento de sistemas de trilhas: uma pegada social, cultural e ambiental

TV – FAPEAM – Para quem gosta de fazer trilhas sabe que, muitas vezes, é importante um planejamento complexo, para tornar o passeio uma experiência diferenciada. Mas ainda há poucos estudos sobre o assunto, pensando nisso, o pesquisador da área, Ronisley Martins, escreveu o livro ‘Planejamento de sistemas de trilhas: uma pegada social, cultural e ambiental’, uma parceria com o pesquisador Francisco Girão.

Projeto do Programa Ciência na Escola usa rede social para auxiliar no ensino da matemática

TV FAPEAM-  Não é novidade que as redes sociais fazem sucesso, principalmente, entre adolescentes e jovens. Toda essa interação digital agora faz parte de um projeto de alfabetização científica que busca despertar ainda mais o interesse dos alunos pela disciplina de matemática por meio de uma plataforma semelhante ao Facebook. A atividade é desenvolvida com alunos do ensino médio da Escola Estadual Cid Cabral da Silva, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

O projeto é desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) realizado em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Vídeo produzido pela Secom

Estudantes do PCE expõem trabalhos em shopping de Manaus

TV FAPEAM –  Três projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE) participaram na última segunda-feira (30) de uma exposição realizada no Espaço Cultural da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping.  Produtos feitos a partir de materiais reciclados, jogos lúdicos para o  ensino da disciplina da Geografia e cuidados com a saúde foram os trabalhos apresentados ao público pelos bolsistas de alfabetização científica do programa.

O programa é desenvolvido pelo Governo do Amazonas via a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), e permite a produção da ciência dentro do espaço escolar por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa que oportunizam a formação acadêmica e a transformação do pensar, fazer e entender ciência pelo cidadão.

Pesquisa desenvolve biossurfactantes a partir de fungos encontrados no solo da floresta amazônica

TV FAPEAM- Uma pesquisa desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) analisou fungos encontrados no solo da floresta amazônica com potencial para produção de biossurfactantes. O surfactante é um produto usado na indústria e consiste em substâncias químicas capazes de misturar moléculas não solúveis em água, como o óleo, no mesmo recipiente. No mercado ele está presente em produtos de limpeza/higiene, cosméticos e alimentos, por exemplo. Hoje a produção de um surfactante é derivada do petróleo.

App inovador será usado para prever possíveis problemas em veículos automotivos

TV FAPEAM – Você está indo para o trabalho e de repente percebe que o freio do carro está respondendo com mais lentidão e que o pedal está mais fundo. Infelizmente o problema só é percebido no momento em que é vivenciado. Será que é possível prever problemas como esse? Empreendedores estão desenvolvendo um aplicativo que pretende não só responder o questionamento, mas revolucionar o mercado automotivo.

O aplicativo Drive-on será usado para ler o Engine Control Unit (ECU) do veículo – Unidade de Controle do Motor – de forma simplificada. A tecnologia permitirá também que o usuário acompanhe todo o processo em tempo real. Diferente de outros sistemas já disponibilizados no mercado, o app pretende prever os possíveis problemas e alertar o usuário.

Reportagem – Cíntia Melo/ Imagens-Francisco Santos e Said Mendonça/ Edição de Imagens – Esterffany Martins/ Arte- Suellen Fonseca

Estudantes usam lixo orgânico para criar compostagem em escola na Zona Oeste de Manaus

TV FAPEAM – Usar os resíduos orgânicos oriundos da cozinha da escola e da jardinagem para criação de compostagem tem sido o desafio de um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, situada no bairro Santo Agostinho, na Zona Oeste de Manaus. O projeto pretende ensinar aos alunos as práticas da política dos 5R’s (Reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos).

Reportagem  Cíntia Melo/ Imagens – Francisco Santos e Esterffany Martins / Edição de Imagens – Esterffany Martins/ Arte – Suellen Sousa

Mix de enzimas de fungos da Amazônia será usado na produção de álcool

TV FAPEAM-  Um mix de enzimas de micro-organismos da Amazônia será usado na produção de álcool de segunda geração (bioetanol). O projeto está atualmente em fase de otimização da produção de enzimas para composição de um coquetel que será usado para degradar biomassa vegetal e transformá-la em açúcar. Enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas.

O “Enzyme Blend – Mix Enzimático de Microrganismos da Amazônia para Aplicação Industrial” conta com recursos do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A proposta é desenvolvida no âmbito do programa Sinapse da Inovação, realizado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

reportagem – Cíntia Melo/ Imagens – Esterffany Martins, Said Mendonça e Francisco Santos/ Edição de Imagens – Esterffany Martins