TV FAPEAM

Fapeam marca presença na SBPC 2019

TV FAPEAM- A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) participa da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até o dia 27 de julho.

A SBPC é o maior evento científico da América Latina. A Fapeam, juntamente com outras fundações de amparo à pesquisa do País, participa no estande do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), na mostra de ciência, tecnologia e inovação ExpoT&C.

Assista o vídeo produzido pela  TV FAPEAM

Estudantes extraem óleos essenciais de plantas para produção de cosméticos em projeto do PCE

TV FAPEAM-   A extração de óleos essenciais de plantas para aplicação na produção de perfumes e sabonetes líquidos é uma das práticas experimentais vivenciadas por estudantes de química da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A ação é resultado do projeto “Práticas e perspectivas no ensino da química a partir da extração de óleos essenciais para formulação de cosméticos”, desenvolvido no âmbito do PCE, por meio do edital n° 001/2018 da Fapeam.

A TV Fapeam foi até a escola e conversou com a coordenadora do projeto, Nancy Grangeiro, e com os bolsistas de iniciação científica júnior que fizeram parte do trabalho. Assista a este vídeo e outros produzidos pela TV Fapeam.

Lançado o quarto vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar

A Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), por meio do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), lança nesta sexta-feira, 29/3, o quarto e último vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar.

Neste quarto vídeo foi entrevistada a pesquisadora da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Kátia Torres, que fala de suas conquistas e como foi ingressar na pesquisa.

A série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar apresenta vídeos que contam a história de mulheres que atuam na produção do conhecimento científico no Amazonas.

 

Lançado o terceiro vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar

TV FAPEAM- A Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), por meio do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), lança nesta sexta-feira, 22/3, o terceiro vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar.

Neste terceiro vídeo foi entrevistada a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão, que fala de suas conquistas e como foi ingressar na pesquisa.

A série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar apresenta vídeos que contam a história de mulheres que atuam na produção do conhecimento científico no Amazonas. Os vídeos são publicados às sextas-feiras do mês de março nas redes sociais e no portal da Fapeam, em celebração ao mês da mulher.

Lançado o segundo vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar

A Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam), por meio do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), lança nesta sexta-feira, 15/3, o segundo vídeo da série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar.

Neste segundo vídeo foi entrevistada a aluna de iniciação científica da Fiocruz Amazônia, Heliana Belchior, que fala de suas conquistas e como foi ingressar na pesquisa, bem como onde pretende chegar profissionalmente.

A série Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar apresenta vídeos que contam a história de mulheres que atuam na produção do conhecimento científico no Amazonas. Os vídeos são publicados às sextas-feiras do mês de março nas redes sociais e no portal da Fapeam, em celebração ao mês da mulher.

O primeiro vídeo foi feito a médica Mônica Santos, dermatologista  da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam).

Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar

TV FAPEAM- Oito de Março é o Dia Internacional da Mulher. O Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon) da Fapeam escolheu essa data para iniciar a publicação  de uma série de vídeos que contam a história de mulheres que atuam na produção do conhecimento científico no Amazonas. O título da série é Lugar de Mulher é Onde ela quer Estar. Os vídeos serão publicados às  sextas-feiras do mês de março nas redes sociais e no portal da Fapeam. O primeiro vídeo é com a médica Mônica Santos, dermatologista  da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam).

 

 

 

Frutas e plantas amazônicas apresentam substâncias bioativas para novos medicamentos e cosméticos

TV FAPEAM – Extratos do jucá (Libidibia ferrea), maracujá do mato (Passiflora nitida), piquiá (Caryocar vilosum) e breu-branco (Protium sp.), frutas e plantas amazônicas, apresentam substâncias bioativas que podem ser aplicadas na indústria cosmética e farmacêutica. Os resultados são de uma pesquisa científica, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que teve como objetivo descobrir novos bioativos com aplicação no mercado.

Estudo químico é realizado em Plantas Alimentícias Não Convencionais da região Amazônica

TV FAPEAM- Já pensou em inserir a urtiga ou a vitória-régia na sua alimentação? Essas plantas fazem parte da pesquisa científica realizada pela doutora em Química de Produtos Naturais Patrícia Hidalgo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A pesquisadora está avaliando a composição química e atividade biológica dos frutos e outras hortaliças conhecidas como Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

As PANCs estão inseridas em um grupo de vegetais que podem ser utilizadas na alimentação, mas que não são usadas no dia a dia.

O projeto que teve início em 2017 faz parte do Programa de Apoio a Pesquisa (Universal Amazonas) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas( Fapeam). A pesquisa é desenvolvida em parceria com o doutor em Fitotecnia, Valdely Kinupp, criador do conceito PANCs e referência na área.

 

Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon)/ Fapeam

Projeto usa paródias no ensino de Ciências

As paródias têm conquistado cada vez o público jovem. Sucesso na internet, a paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista cômicoUm projeto desenvolvido na Escola Estadual Agra Reis, no município de Manacapuru, interior do Amazonas, inovou no ensino de Ciências e utilizou as paródias para facilitar aprendizagem dos estudantes na disciplina.

O projeto, realizado em 2017 na escola, foi desenvolvido com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

No total, sete paródias foram desenvolvidas por alunos e apresentadas na hora cívica da escola.

Segundo a professora e coordenadora do trabalho, Josiane Menezes, a atividade foi um trabalho que integrou o ensino e a música dentro da sala de aula. O objetivo foi propiciar aos alunos um ensino diferenciado e ao mesmo tempo prazeroso, que é o de estudar os conteúdos de Ciências através das paródias.

  • Banners-lateria-da-FAPEAM

  • banner-final

  • BANNER-CAPES---FAPEAM

  • 2019-09-17

  • 2019-09-17-(1)

  • Untitled-3

  • banner lateral portal pro incubadoras-04

  • E-Ouv-300x212