TV FAPEAM

Dia do Professor- Fapeam parabeniza todos que se dedicam à educação

Quem se dedica à educação merece parabéns todos os dias. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam)  parabeniza todos os professores pelo seu dia (15 de Outubro- Dia do Professor).

Assista ao vídeo! 

Fapeam divulga resultado do Programa Ciência na Escola 2020

Fapeam divulga resultado final do Programa Centelha Amazonas

Após quase 1 ano de um processo que envolveu a seleção, orientação e capacitação, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou nesta sexta-feira (17/7) o resultado final do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha-AM), edital N°011/2019. O anúncio com os 28 projetos de inovação aprovados foi feito durante live transmitida no canal do youtube da Fapeam.

A Fapeam tem orgulho em apoiar a ciência no Amazonas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) tem orgulho em apoiar a ciência no Amazonas. 8 de julho Dia Nacional da Ciência e Dia do Pesquisador Científico.

 

 

Pesquisadores abordam estudos desenvolvidos sobre o novo coronavírus no Amazonas durante live

Com o tema “Em favor da vida: pesquisas sobre o novo coronavírus no Amazonas”, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou nesta quarta-feira (8/7) live com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. A atividade é uma das ações realizadas em alusão ao Dia Nacional da Ciência e Dia do Pesquisador Científico, celebrado em 8 de julho.

live foi mediada pelo jornalista Cristóvão Nonato, e contou com a participação dos pesquisadores Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Kátia Luz Torres, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon),  e Marcus Vinícius Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado  (FMT-HVD) e ILMD/Fiocruz Amazônia.

Com a adoção de medidas preventivas, Fapeam retoma suas atividades presenciais

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) retornou na segunda-feira (15/06), parcialmente, as suas atividades presenciais, após mais de dois meses funcionando remotamente, devido à pandemia da Covid-19. Todas as medidas sanitárias e de distanciamento foram adotadas pela direção da Fundação, com objetivo de manter a segurança do público e dos seus colaboradores.

TV FAPEAM- Ações de CT&I para o enfrentamento da Covid-19

TV FAPEAM- Pesquisadores do mundo todo dedicam seu tempo e conhecimento para investigar o novo coronavírus. No Amazonas, a ciência, tecnologia e inovação para o enfrentamento da Covid-19 ganharam reforço do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Assista ao vídeo e conheça algumas ações realizadas pela  Fapeam.

 

Fapeam lança edital para Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid-19

A ciência, tecnologia e inovação para o enfrentamento da Covid-19 ganham mais um reforço no Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou no dia 14/4 o Programa CT&I em Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid-19 (PCTI-EmergeSaúde/AM).

O programa é destinado a cientistas que atuam no Amazonas em pesquisas estratégicas que tenham a aplicação de seus resultados na resolutividade de questões relativas à pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Por seu caráter emergencial, o período para submissão de propostas é curto, iniciando hoje, 14, e finalizando no dia 23/4/2020, portanto, os pesquisadores interessados devem ficar atentos aos prazos.

Acesse aqui o edital.

 

Com experimentos nos estudos de Química e Física, alunos produzem perfume em sala de aula

TV FAPEAM-  Muito comercializado na indústria de cosméticos, o perfume é usado por grande parte das pessoas e pode até marcar a vida delas, fazendo reviver emoções, pessoas e lugares. Agora, já imaginou aprender o processo de produção de um perfume? Essa foi a experiência que o professor Roberth José Pereira Fernandes colocou em prática entre seus alunos do Ensino Médio, ao utilizar o processo de extração de essências naturais para a produção de perfume como didática nas aulas de Química e Física.

O experimento fez parte de projeto desenvolvido com estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Profª Lecita Fonseca Ramos, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. A iniciativa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Produzido por: Érico Xavier/Fapeam

  • Banner Linha de Ação

  • banner-lateral---Ações-da-Fapeam-Covid-19

  • falabr-logo-azul (1)