TV FAPEAM

Diretora Técnico-Científica da Fapeam fala sobre o lançamento dos aplicativos Fapeam

TV FAPEAM- A Diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichman, concedeu entrevista ao programa Amazônia News, do canal Amazon Sat, onde falou sobre o lançamento dos aplicativos e-Fapeam e Fapeam Docs.

Assista a reportagem produzida pelo Amazon Sat.

 

Bolsistas do PCE desenvolvem repelente natural contra mosquito da dengue

TV FAPEAM – Estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETi) Elisa Bessa Freire, criaram um repelente  à base da planta  “Capim Santo”,  contra o mosquito Aedes Aegypti. Esse é um dos 386 projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola 2016 (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Assista a reportagem produzida TV Amazonas.

Diretora Técnico-Científica da Fapeam fala sobre o PCE no AmazonSat

TV FAPEAM – Diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichman, concedeu entrevista ao Jornal da Amazônia, do canal AmazonSat, onde falou sobre o Programa Ciência na Escola (PCE) em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Pesquisa analisa a utilização de resíduos de frutos amazônicos para geração de eletricidade

TV FAPEAM – Você já imaginou utilizar os resíduos de frutos amazônicos para geração de eletricidade? Um estudo desenvolvido pelo pesquisador Fábio Cordeiro Lisboa, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está analisando os caroços do tucumã, macaúba e a casca de cupuaçu para geração de eletricidade.

O estudo, que consiste na conversão de biomassas residuais da Amazônia em combustíveis, é capaz de alimentar grupos de motogeradores para a geração de eletricidade em áreas isoladas da região amazônica utilizando recursos renováveis.

Assista a entrevista com o pesquisador feita pelo Amazon Sat.

Cientistas juniores desenvolvem prancha de prancha stand up pandle à base de garrafas pets

TV FAPEAM – A garrafa pet que antes era descartada no lixo se tornou artigo de luxo nas mãos dos cientistas juniores do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI). Eles desenvolveram pranchas de Stand Up Pandle (Sup) a partir das garrafas pets encontradas nas ruas.

Os programas que são desenvolvidos na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, zona Centro-Oeste de Manaus, e contam com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).

Sessenta alunos de várias escolas da rede pública de ensino, divididos entre os programas RH- TI e Pró-Engenharias, participam do programa de iniciação científica que tem por objetivo incentivar os alunos desde cedo a seguir nas carreiras nas áreas de tecnologia da informação e engenharias.

Assista a reportagem produzida pelo Amazon Sat.

Estudantes da rede pública do Amazonas desenvolvem prancha de stand up pandle de garrafas pets

TV FAPEAM – Cientistas juniores dos Programas Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) realizado com recursos do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc) desenvolveram uma prancha de Stand Up Pandle sustentável com garrafas pets.

No total, seis pranchas ecológicas foram produzidas pelos alunos. O experimento foi testado nasexta-feira (20) em dois horários: às 08h e às 14h na praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

O projeto é desenvolvido na Escola Estadual Senador Petrônio Portella, zona Centro-Oeste de Manaus, 60 alunos divididos entre os programas RH- TI e Pró-Engenharias de várias escolas da rede pública de ensino participam do programa que tem por objetivo incentivar os alunos, ainda no Ensino Fundamental e Médio, a seguir carreira nas áreas de Tecnologia da Informação e Engenharias.

Assista ao vídeo produzido pelo jornal ACrítica:

Cientistas descobrem recifes ocultos na foz do Rio Amazonas

TV FAPEAM – Cientistas brasileiros descobriram um gigantesco e colorido sistema de recifes coralíneos “escondido” debaixo da pluma de água doce e barrenta do Rio Amazonas que se derrama sobre o oceano na costa norte do Brasil — um lugar onde, teoricamente, esse tipo de ambiente não deveria existir.

Alojado em águas profundas, de até 120 metros de profundidade, e povoado por esponjas gigantes, que podem passar dos dois metros de comprimento, o sistema todo é maior do que a Região Metropolitana de São Paulo. Tem cerca de 9,5 mil quilômetros quadrados, estendendo-se do norte do Maranhão até a fronteira com a Guiana Francesa.

Assista ao vídeo sobre o estudo que levou a descoberta.

Em parceria com a Fapeam, FAS lança chamada para estudos em temas prioritários para as comunidades ribeirinhas do Amazonas

Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o Fundo Newton, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) lançou, na noite de segunda-feira (11/04), a chamada pública do programa Institucional Links, em Manaus.

O lançamento aconteceu na sede da FAS, situada à Rua Álvaro Braga, Parque Dez, zona centro-sul da capital, e contou com a presença do superintendente-geral da fundação, Virgílio Viana, do conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Governo do Reino Unido, professor Sir Mark Walport, e da diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman.

O Institucional Links visa estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs e pequenas e médias empresas, entre outras organizações sem fins lucrativos).

Assista a reportagem produzida pela Rede Amazônia e veiculada no Bom dia Amazônia de terça-feira (12/04).

Fapeam realiza curso para micro e pequenos empreededores no Amazonas

Com o apoio do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), teve início, na segunda-feira (04/04), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o curso Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) nas modalidades 1 e 2.

O curso que ensina técnicas de melhorias nas incubadoras locais e incentiva boas práticas para micro e pequenos negócios será realizado até a próxima quinta-feira (07/04), com representantes de instituições públicas e privadas, membros de incubadoras e integrantes de centros de inovação.

Assista a reportagem produzida pelo Amazon Sat.