10° Intercom Norte confirma crescimento de pesquisas em Comunicação
06/06/2011 – O 10° Congresso Regional de Ciências da Comunicação (Intercom) encerrado na última sexta-feira, 3 de junho, na Faculdade Estácio Atual, em Boa Vista-RR, confirmou um dado promissor para a região: o avanço significativo em pesquisas na área da Comunicação.
Durante três dias, pesquisadores, professores e acadêmicos da área de Comunicação debateram sobre o tema ‘Quem tem medo da pesquisa empírica?’ com o objetivo de ressaltar a importância da realização de pesquisas em Comunicação.
O aumento do número de participantes e de trabalhos inscritos no Congresso também foi outro indicador positivo. Segundo a coordenação, foram aproximadamente 400 participantes, mais de 70 trabalhos inscritos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) concorrendo em 44 modalidades, além de artigos acadêmicos produzidos por pesquisadores e estudantes de iniciação científica.
Para a coordenadora regional do Intercom, professora doutora Maria Ataide Malcher, o Congresso torna-se fascinante porque sempre supera as expectativas. Ela observou que a região Norte começa a construir um cenário de pesquisa na área de comunicação muito rico e que, em breve, será destaque no Brasil. “Estamos avançando bastante e isso é extremamente positivo”, afirmou.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A professora ressaltou também que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) é uma grande incentivadora da produção científica regional. “A FAPEAM está presente no encontro desde 2007 e espero que outras fundações da região Norte sigam seu exemplo de fomentadora de pesquisas. É um exemplo a ser seguido”, comentou.
Expocom encerrou o Congresso ao premiar estudantes em 44 modalidades
Para finalizar o evento, houve a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos nas 44 modalidades do Expocom. Ao todo, mais de 70 trabalhos foram submetidos por estudantes de graduação de diversas universidades e faculdades de Comunicação da Região Norte. O Estado do Amazonas conquistou a maioria dos prêmios, 18 no total, seguido pelos Estados do Pará (15), Acre (5), Porto Velho (5) e Roraima (1).
Para a vencedora pelo segundo ano consecutivo, Manoela Moura, do Centro Universitário do Norte, cada ano é uma emoção diferente. “Nós queremos continuar trabalhando com pesquisas e melhorar sempre”, comentou. A estudante venceu na modalidade Programa Laboratorial de Rádio, com o programa ‘Saber Viver’.
Já para a estudante Fabíola de Lima Menezes, também do Centro Universitário do Norte e vencedora da modalidade Programa Laboratorial de TV com o trabalho ‘Programa Insight’, vencer é a coroação de todo um trabalho realizado com dedicação. “Esse foi mais que um trabalho. Foi um instrumento de reflexão no qual toda a equipe pôde colocar em prática o que foi discutido em sala de aula”, afirmou.
Imagem2: Divulgação
Imagem3: Divulgação
Carlos Fábio Guimarães
Agência FAPEAM –De Boa Vista,RR