10° Seminário PET/Com-Ufam aborda a influência das mídias digitais


08/04/2011 – As tecnologias digitais alteraram profundamente a dinâmica das profissões na sociedade. Profissionais de diversas áreas buscam se adequar ao novo contexto, para seguir no mercado de trabalho. Jornalistas e Relações Públicas, atualmente, voltam-se à área multimídia, visando a uma comunicação mais ágil na rede.

 

Com o objetivo de conhecer mais o grau de influência que as mídias digitais exercem no cotidiano e na formação de profissionais e estudantes de comunicação, o Programa de Educação Tutorial de Comunicação Social (PETCom) da Universidade Federal do Amazonas(Ufam) desenvolveu uma pesquisa sobre o assunto cujos  resultados serão apresentados no 10º  Seminário PETCom /GEPECS/Maloca, na próxima terça-feira (12/04), às 8h30, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

 

Pesquisa teve como base a Ufam

 

Coordenada pela pesquisadora em Comunicação, Luiza Elayne Azevedo, a pesquisa foi desenvolvida com base em 139 questionários respondidos entre setembro e outubro de 2010 por todas as turmas do curso de Comunicação Social da instituição.

 

Segundo a acadêmica Samara Silveira, do 5º período de Relações Públicas, até hoje não foram levantados dados sobre um assunto tão importante que é esta relação: acadêmicos, profissionais, internet e mídias sociais, que são campos vastos de atuação.   

 

Para a acadêmica, um dos dados interessantes revelados  diz respeito ao uso da Internet como principal referência para os acadêmicos na hora de fazerem seus trabalhos. “A maioria dos alunos do curso não tem o hábito de acessar sites científicos ou sites de comunicação como fonte de pesquisa.

 

Por outro lado, o segundo motivo mais citado para acessar a Internet é a busca por dados para trabalhos da faculdade. “Isso nos leva a refletir sobre qual a fonte de pesquisa desses alunos”, destacou.

 

Para a professora Judy Tavares, mestre em Ciências da Comunicação da Ufam, as mídias sociais vieram acrescentar ao contexto das organizações, e tornaram possível uma maior aproximação dessas com seus públicos, facilitando o acesso às produções e informações da mesma. “Todavia, uma organização não pode achar que as mídias sociais irão resolver todos os problemas, mas sim fazer parte de um plano de comunicação maior”, pontuou a professora.

 

Já para a mestranda em Comunicação, Maurília Gomes, a pesquisa se apresenta como um norte importante nos questionamentos sobre a nova forma de se relacionar e desenvolver atividades, preocupando-se principalmente com o mercado de trabalho que exige um olhar aprimorado e inteligente diante das novas tecnologias, principalmente no que se refere às redes sociais digitais.

 

O evento contará com a participação de professores, estudantes de graduação e de mestrado da Ufam e estará aberto a interessados em participar.

 

Programação

 

8h – 8h30: Recepção

9h – 9h30: Apresentação da pesquisa ‘Perfil do Acadêmico de Comunicação da Ufam frente às Tecnologias de Comunicação Digitais’.

9h30 – 11h20: Debate com convidados

12h: Encerramento

 

Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Com informações do PET/Comunicação da Ufam

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