170 bolsas de doutorado são anunciadas pela Fapeam
Em homenagem ao 340º aniversário de Manaus, o governador Eduardo Braga inaugurou sexta-feira (23/10) a sede própria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), situada no bairro de Flores, Travessa dos Dera, s/n, com acesso pela avenida Desembargador João Machado (antiga Estrada dos Franceses), em Manaus.
O governador disse que a criação da Fapeam, em 2003, e agora a inauguração de sua sede própria obedecem a uma política de desenvolvimento sustentável para o Amazonas com a formação crescente de recursos humanos especializados, especialmente mestres e doutores.
Segundo Eduardo Braga, o Amazonas possui um déficit no número de doutores e mestres, mas, com investimentos, a Fapeam vem diminuindo, gradativamente, o problema no Estado. Desde a criação, em 2003, a Fapeam colaborou para a formação de, aproximadamente, 700 profissionais, entre mestres e doutores.
“A Fapeam vem transformando o Amazonas com os investimentos para a formação de mão-de-obra especializada, colaborando na diminuição das desigualdades regionais e alavancando o desenvolvimento da região”, apontou o governador.
Na solenidade de abertura, o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, destacou a importância de uma fundação voltada para o desenvolvimento da ciência e tecnologia e anunciou o lançamento de novos programas e editais que serão realizados em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outro ponto de destaque foi o lançamento do 1º Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico.
Confira os programas que foram lançados.
O diretor de Programas Horizontais e Verticais do CNPq, José Roberto Drugowich de Felicio, ressaltou a criação da nova sede da Fapeam e afirmou que a fundação é modelo de FAP a ser seguido pelo resto do país. Na ocasião, anunciou mais 70 bolsas em nível de doutorado para ser implantada em parceria CNPq/Fapeam.
O anúncio foi um dos pontos altos da solenidade, levando a platéia aos aplausos, uma vez que outras 100 bolsas de doutorado já haviam sido anunciadas por Odenildo Sena durante a solenidade, elevando o número de bolsas de doutorado a serem concedidas para 170.
A inauguração contou com a participação de várias autoridades locais, pesquisadores, reitoras das universidades federal e estadual do Amazonas e representantes de instituições de pesquisas, como Inpa, Embrapa, Fundação de Medicina Tropical, além de representantes de financiadoras parceiras como CNPq, Finep e Decit/MS, pesquisadores e servidores.
Carlos Fábio – Agência Fapeam