Governo do Amazonas firma acordo para implantar internet banda larga em sete municípios
13/08/2013 – O governador Omar Aziz participa, nesta terça-feira, dia 13 de agosto, da solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Cidades Digitais, que compõe a Rede Estadual de Comunicação no trecho Coari-Manaus. O acordo visa a implantação de equipamentos para recepção de sinal de internet nas sedes de sete municípios da área de influência do gasoduto Coari-Manaus, a partir da rede de fibra ótica existente no traçado dos dutos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os municípios beneficiados serão Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Iranduba e Manacapuru, que passarão a ter acesso à internet com velocidade de conexão de 14 Mega. O projeto foi desenvolvido pelo Governo do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras), e será executado pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam).
A rede de fibra ótica que será interligada às sedes dos municípios foi cedida pela Telebras. Por meio de acordo, a estatal está disponibilizando um par de fibra ótica do backbone (ponto principal de fibra ótica) da Petrobras que acompanha o gasoduto de Coari até Manaus. Esse par de fibra ótica é suficiente para interligar os sete municípios que estão à margem do gasoduto. Outros municípios do entorno também poderão ser beneficiados, pois a interligação será híbrida – por meio de fibra ótica e rádio.
Participam da assinatura do acordo representantes das prefeituras municipais que receberão os equipamentos de recepção de internet e das Secretarias de Educação (Seduc), de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), de Fazenda (Sefaz), de Segurança Pública (SSP), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro de Educação Tecnológica (Cetam), além da Prodam e da Secti.
Fonte: Agecom