1º Congresso de Libras da UEA acontece na quinta e sexta
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove, a partir das 8h desta quinta-feira (20), o 1º Congresso de Libras e Educação de Surdos da instituição . O evento acontecerá no auditório anexo da Escola Normal Superior (ENS), localizada na Av. Djalma Batista, nº 2470, bairro, Chapada. A programação segue a até sexta-feira (21).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Farão parte da programação do evento mesas-redondas, palestras e publicação de trabalhos para exposição em banners, além das oficinas. Serão discutidas as perspectivas da educação inclusiva e da educação de ensino especial, assim como as estratégias e abordagens metodológicas de ensino para estudantes surdos, dentro de cenários como políticos nacionais, estaduais e amazônicos.
O congresso conta com a presença da professora Shirley Vilhalva de Campo Grande (MS). A pesquisadora é surda, atuante na comunidade surda, foi diretora de Escola Estadual de Surdos e atuou como professora Tutora do Polo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso de Letras Libras.
O coordenador Marcos Roberto dos Santos comenta sobre o objetivo do congresso e a importância dessas discussões. “O evento propõe uma reflexão sobre os desafios e perspectivas da Educação de Surdos em nosso Estado. Todos sabem que, atualmente, muito tem se falado em Inclusão Social, todas as políticas nacionais tem se voltado para essa direção. Porém, a Comunidade Surda brasileira tem se voltado contra a aplicação dessas políticas, visto que seria uma perda irreparável para o fortalecimento e constituição da subjetividade surda”, acrescenta o professor
Fonte: UEA