Primeiro periódico do Pce é lançado em Itacoatiara


26/11/2013 – O Programa Ciência na Escola (PCE) realizou na última semana, a cerimônia de lançamento do primeiro periódico científico intitulado Anais do PCE. O evento reuniu cerca de 150 coordenadores de projetos, apoios técnicos, jovens cientistas, além de autoridades do município Itacoatiara, que está localizado a 234 km distante da capital.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Produto final do curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada a Educação Básica, os Anais animou os professores coordenadores do programa que estiveram presentes “É uma grande satisfação participar do PCE e poder ao final ter a oportunidade de publicar um artigo pelo qual trabalhamos o ano inteiro” afirmou o professor Salomão Barros, coordenador pela 2ª edição consecutiva.

A revista foi desenvolvida com o objetivo de divulgar as pesquisas realizadas no âmbito do PCE e comprovar que iniciação científica começa já na educação básica. Todos os artigos submetidos são produções de estudantes e professores de escolas públicas do Amazonas que no decorrer de seis meses desenvolveram temas relevantes para o meio em que vivem, buscando alternativas para os mesmos.

Para essa primeira edição, os Anais do PCE já conta com 110 artigos publicados, todos da edição passada do programa e com temas diversificados, que versam entre as ciências exatas, humanas e biológicas, contemplando também projetos multidisciplinares como o “Educação Musical na Escola”, desenvolvido no município de Manacapuru pelo professor John Araújo.

O periódico, que é um dos canais mais utilizados para a comunicação científica entre pesquisadores é também um sistema totalmente on line, que funciona através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) reunindo assim todo conhecimento produzido pelos jovens pesquisadores do PCE em um só lugar.

De acordo com a Editora-Chefe da revista, Micéia de Paula os anais são um meio facilitador de difusão das produções científicas realizadas pelos coordenadores do programa. “É graças a ferramentas como a revista que grandes nomes do universo científico ficam conhecendo os trabalhos de professores de ensino fundamental de todo o Amazonas, divulgando pesquisas dos mais diversos municípios como Juruá”.

 A primeira edição da revista está disponível na página pce.inpa.gov.br e pode ser acessada a qualquer momento. Vale lembrar que as submissões só podem ser feitas por coordenadores e apoios técnicos do Programa Ciência na Escola, tanto das edições passadas, quanto das atuais.

 Fonte:Asscom PCE