2ª Edição da Semana do Meio Ambiente movimentou Escola Djalma Batista


 23/08/2011 – Com o objetivo de despertar o sentimento socioambiental em seus alunos, a professora de Ciências da Escola Estadual Djalma da Cunha Batista, Tânia Luz, promoveu na sexta-feira, 19 de agosto, a 2ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema: ‘A escola no clima do mar verde amazônico’, o evento foi direcionado aos alunos da 6ª série do Ensino Fundamental.

De acordo com a professora, que também é bióloga, a realização da 2ª Semana do Meio Ambiente, representa uma prévia da Semana da Árvore, que deve ocorrer em setembro.

Na ocasião da 2ª Semana, os alunos plantaram várias mudas no entorno da escola como: Jutairana (Cinometrahostimaniana), Pau-pretinho (Cenostigmatocantinum), Mini-ixora  (Ixora coccinea ‘Compacta’) e Papoula (Papaver sp).vspace=10

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“A cada dia que passa os problemas ambientais vão se agravando, então a intenção é despertar nos alunos essa consciência ambiental, de preservação, de conservação e de respeito à natureza. Por isso, resolvemos plantar essas mudas para que a escola fique arborizada e tenhamos um clima mais agradável”, explicou a professora Luz.

Cidadania ambiental como alvo

O evento também contou com a presença do Dr. Adalberto Carin Antonio, do Juizado Volante Ambiental do Amazonas (Juvaam), que atuou por meio de desenhos animados, peças teatrais e palestras voltadas para a educação ambiental nas escolas.

Segundo Carin, a vara do meio ambiente tem feito uma parceria com o juizado volante no qual é realizado um trabalho de visita às escolas e de conversas com as crianças. Ainda de acordo com Carin, é feito um trabalho interativo através de cartilhas, histórias em quadrinhos, desenhos animados e shows de fantoches. Tudo com o intuito de despertar a cidadania ambiental.

Contribuição para uma conscientização do meio ambiente

vspace=10Carin disse que participar de um evento como esse é uma oportunidade muito interessante, pois é realizado em um bairro localizado na área urbana da cidade. “A expectativa desse trabalho é que essas crianças tornem-se veículos multiplicadores de conscientização ambiental, que se tornem polos irradiadores da importância da desse trabalho na vizinhança e dentro da sua família, porque elas terão uma missão muito especial quando saírem daqui e vão poder enxergar na justiça ambiental uma solução para os problemas vivenciados no ambiente”, ressaltou.

1ª edição trouxe debates sobre o Código Florestal

A primeira edição da Semana Ambiental contou com palestra sobre o código florestal ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Niro Higuchi, voltada para alunos do 7º ao 9º ano.

Foto2: Estudantes da Escola Estadual Djalma Batista (Imagem: Nefa Costa)

Foto3: Palestrante do evento Dr. Adalberto Carin (Imagem: Nefa Costa)

 

Redação: Nefa Costa 

Edição: Carlos Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *