2ª Mostratec apresenta resultados do empreendedorismo amazônico


18/11/2010 – O  empreendedorismo empresarial amazônico nos setores de produção e de serviço estão com espaço garantido para exposição e comercialização na Mostratec 2010, realizada no Studio 5, até as 21h do dia 18.

 

Ao todo mais de 60 estandes de inovação tecnológica e oportunidades de investimento estão reunidas, para apresentar produtos e serviços. Entre as empresas está a Bombons Finos da Amazônia com os diversos doces já conhecidos do público e os artesanatos indígenas.

 

De acordo com a supervisora do projeto "Núcleos de embalagens e polpas regionais" da empresa, Gisele de Alcântara, houve a expansão do número de fornecedores, de 30 para 180 famílias de artesãos ribeirinhos e indígenas (Baniwa, Baré, Dessano, Piratapuia, Saterê, Tikuna, Tukano e Yanomami).

 

“O crescimento da produtividade, a aceitabilidade dos produtos e o acréscimo de novos sabores regionais como o camu-camu, araçá-boi e cupuaçu com guaraná são resultados da parceria do microempresário e das instituições de pesquisas e de fomento como a FAPEAM”, afirmou Alcântara.

 

Outra empresa expositora é a Delicatessem Pescado, que apresenta ao público alimentos como lasanha, hambúrguer, picles, picadinho, linguiça, tudo à base de peixe.

 

/Para os pesquisadores e empresários Nilson Luiz de Aguiar Carvalho e Maria Auxiliadora Fonseca Carvalho, o hambúrguer de peixe começou, literalmente, com uma pesquisa no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na Coordenação de Pesquisa Tecnologia de Alimentos (CTPA). “Devido o hambúrguer de peixe ter agradado a todos que experimentavam, surgiu a ideia de transformar os resultados da pesquisa em um negócio, hoje temos vários produtos”, explicou Nilson Carvalho.

 

A Delicatessem Pescado tem toda uma história com o Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (PAPPE SUBVENÇÃO/FINEP AMAZONAS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), pois recebeu o financiamento num primeiro momento para dar uma identidade ao produto por meio das embalagens, para aumentar a produção e comprar equipamentos. “Atualmente, o investimento do PAPPE na empresa é para a consolidação e o lançamento da linha de congelados como o estrogonofe de peixe defumado, panqueca de peixe e filé ao molho”, frisou Maria Auxiliadora Carvalho.

 

Informática

 

A área de inovação em software está representada pela empresa Fabriq, do empresário Fredson Andrade. O software G-Doc (Gestão Eletrônica de Documentos) é utilizado nas empresas Sony, DADC, Séculos da Amazônia e está sendo implantado na Unicoba.

 

Para Andrade, o financiamento da FAPEAM, além de ter possibilitado a estruturação de uma equipe especializada em Tecnologia de Informação,  também contribuiu para a inserção da empresa no mercado. No estande da Fabriq, o empresário também está com a apresentação de um software em andamento, o Domma Lab, projeto, em parceria com o laboratório CQLab, que visa abranger toda rotina de um estabelecimento de exames laboratoriais.

 

Catálogo

 

/Para conhecer estas e outras realidades em inovações tecnológicas no Amazonas  a FAPEAM lançou o catálogo intitulado “Quando a pesquisa é um bom negócio”, no primeiro dia (17) do Mostratec 2010. A publicação traz as 40 empresas participantes do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (PAPPE SUBVENÇÃO/FINEP AMAZONAS) que já receberam recurso da FAPEAM, distribuído gratuitamente. 

 

Sobre o PAPPE SUBVENÇÃO/FINEP AMAZONAS

 

O Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Sebrae-AM.

 

Margarete Rocha e Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *