2º Secam expõe resultados de pesquisas e produções científicas em Manaus
20/09/2012 – Temas como a formação de educadores na área de Educação, ensino em Ciências, discussões sobre a inclusão e democratização do conhecimento científico, divulgação científica e a troca de experiência entre pesquisadores, acadêmicos, educadores e público em geral estão sendo debatidos e colocados em prática durante o 2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (Secam) e 7º Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia, que tem como tema ‘Educação em Ciência: Um horizonte de possibilidades para o Ensino de Ciências no cenário Amazônico’. O evento ocorre até o dia 21 de setembro, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
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O evento visa criar um espaço para disseminar o ensino de ciências exibindo resultados da produção científica dos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEC) da UEA, por meio de apresentações orais, exposição de pôsteres, realização de minicursos e oficinas
Projetos apresentados
Entre os trabalhos apresentados no evento, está o projeto ‘Música na Educação Infantil: A música Popular como recurso Pedagógico na Creche’, realizado por estudantes do 9º período do curso de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp-UEA). De acordo com uma das coordenadoras e aluna, Vilma Vasconcelos Costa, o projeto busca trabalhar a música popular na educação infantil para o desenvolvimento das crianças na faixa etária de zero a três anos. “Vamos usar a música como recurso metodológico para o desenvolvimento físico, motor, social, afetivo e cognitivo das crianças, pois nós percebemos que a música na educação infantil tem um papel fundamental para o desempenho e aprendizado de cada criança”, disse.
Para a aluna do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e bolsista do Programa de Iniciação Científica (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Erica Fritz, participar de eventos assim só engrandecem o pesquisador. A estudante levou para o Simpósio o projeto intitulado ‘A Literatura Infantil como Recurso Metodológico para o Ensino de Ciências nos anos iniciais’. Fritz enfatizou a importância da FAPEAM no apoio a estudantes por meio de bolsas que auxiliam nas pesquisas, principalmente em termos financeiros. “A FAPEAM foi a minha grande aliada, por meio do Programa Paic. Estou aqui mostrando minha pesquisa graças ao programa, que me permitiu essa oportunidade”, ressaltou.
O professor de Biologia e aluno de pós-graduação da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa-PA), Iata de Araújo, veio participar do Secam e da oficina ‘Elaboração de Projetos de Pesquisa para a Iniciação Científica’. Ele disse que o Simpósio lhe permitiu a oportunidade de agregar conhecimentos por meio de trabalhos voltados à divulgação científica, assim como aperfeiçoar experiência na elaboração de projetos. “A oficina nos dá um direcionamento sobre a produção de um projeto de pesquisa, de acordo com as regras estabelecidas nos padrões científicos. Esse espaço nos permite adquirir experiência por meio das discussões e divulgações de pesquisa produzidas na Região Norte”, finalizou o professor.
O Simpósio prossegue até o dia 21, com uma vasta programação. Pela manhã, as atividades estão sendo realizadas no auditório da Reitoria da UEA e à tarde na Escola Normal Superior (UEA), ambas localizadas na Avenida Djalma Batista.
Sobre o Secam
O Secam é a uma realização da Universidade do Estado do Amazons, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEC-UEA).
Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://secam-uea.webnode.com
Rosa Doval – Agência FAPEAM