5ª Fiam apresenta tecnologia, ciência e negócios para a Amazônia
Com o tema “Superando desafios com inovação”, a 5ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), conta com a participação de 27 países, totalizando 380 expositores entre indústrias, empresas de serviços, instituições de ensino e desenvolvimento, institutos privados de tecnologia, representantes do governo e organismos internacionais.
A feira, que ocorre até o próximo sábado (28), no Centro de Convenções do Studio 5, zona sul de Manaus, visa promover a integração dos países que compõem a Amazônia.
(Foto: Alexandre Fonseca)
A Fiam é dividida em quatro componentes principais: Exposição de produtos e serviços do Polo Industrial de Manaus; 5ª jornada de Seminários Internacionais sobre o Desenvolvimento Amazônico; 3ª Mostra Regional de Trabalhos Técnico-Científicos e o Salão de Projetos para investimentos e Negócios Sustentáveis.
Mostra técnico-científica
Ainda durante a feira, haverá a realização de 14 seminários com a participação de 300 conferencistas entre especialistas, mestres e doutores, exposição de 40 projetos técnico-científicos divididos em oito áreas estratégicas (Biotecnologia e Biodiversidade, Desenvolvimento Regional, Tecnologia da Informação, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, Saúde, Água e sustentabilidade) e a apresentação de 10 projetos aptos a se converterem em negócios.
De acordo com a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, o destaque desta edição é o incentivo às relações comerciais com outros países, despertando a atenção para o potencial da região. “No Pavilhão Amazônia ocorrerá o lançamento de 30 produtos elaborados a partir da utilização de insumos da biodiversidade amazônica, além da exposição e comercialização de produtos regionais de micro e pequenas empresas”, disse a superintendente.
Ao final, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza realizará um balanço do impacto ambiental que a Fiam proporcionou e discutirá as medidas que serão implementadas para que esse impacto seja reduzido.
Camila Carvalho – Agência Fapeam
Como parte da programação da feira, o estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) faz a exposição de alguns projetos financiados pela instituição, tais como a produção de sabão caseiro, tijolos ecológicos e plásticos recicláveis.