7º Sinacom debate futuro das Ciências da Comunicação no Brasil


14/12/12 – São Paulo – Com o tema ‘Geração Intercom – novas artifícies das Ciências da Comunicação’, o 7º Simpósio Nacional das Ciências da Comunicação (Sinacom 2012) reuniu pesquisadores de várias localidades do país em São Paulo, nos dias 12 e 13 de dezembro. A programação contou com um resgate histórico da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e com planejamento para o futuro da pesquisa no Brasil.

O evento foi realizado no Centro Cultural Professor José Marques de Melo e fez parte de uma programação intensa que comemorou os 35 anos da Intercom no decorrer deste ano. As mesas de discussões foram direcionadas à história das ciências da comunicação no Brasil, à história da Intercom e às tendências e desafios da Sociedade para os próximos anos.

Membro do Conselho Curador da Intercom, a professora doutora Anamaria Fadul apresentou as tendências da entidade esrc=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/sinacom1.jpg fez um paralelo à contextualização histórica apresentada no decorrer dos trabalhos. Fadul destacou as modificações no panorama da atual realidade da Comunicação no Brasil, a importância sobre a interlocução com o mercado de trabalho na formação de comunicólogos preparados para a realidade atual e o desafio de formar novos acadêmicos partindo de uma trajetória de pesquisa desde a graduação.

“Hoje os nossos alunos estão saindo da graduação com uma visão muito melhor do que os estudantes da década de 70. Eles participam dos congressos da Intercom e conhecem o Brasil e a diversidade cultural do nosso País”, comemorou Fadul.

Entre as considerações dos pesquisadores das Ciências da Comunicação, o destaque ficou para a interdisciplinaridade a partir da perspectiva de que as modificações socioculturais impactam a formas de se comunicar e vice versa.

A programação também contou com apresentações culturais e lançamentos dos livros ‘Coleção Beltranianas: A fortuna crítica de Luiz Beltrão’  e ’Metodologia do Ensino de Jornalismo’, além de uma homenagem à Angela Cassiano, uma das sócias-fundadoras da Intercom. 

Geração Intercom

Entre as novidades apresentadas durante o 7º Sinacom estão as estratégias a serem adotadas por um grupo de pesquisadores que integram a Geração Intercom, formada por sócios pesquisadores que nasceram no ano de fundação da Sociedade, em 1977. Estes devem atuar como multiplicadores em seus respectivos Estados, juntamente como as lideranças de instituições e diretorias regionais da Intercom, a fim de fortalecer o compromisso com o futuro da pesquisa em Comunicação.

Para o presidente de honra da Intercom e idealizador do Geração Intercom, professor doutor José Marques de Melo,  é preciso pensar no futuro da comunicação.

“É preciso criar formas de organizar em todo o País maneiras de envolver novos pesquisadores e dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado há anos pela Intercom. Essa geração passa a ter uma importante missão para o futuro da comunicação no Brasil”, destacou.

Atualmente o grupo é composto por 39 pesquisadores pertencentes a todas as regiões do País: sete do Norte, nove do Nordeste, um do Centro-Oeste, 12 do Sudeste e 10 do Sul.

Intercom 2013

Em 2013, as etapas regional (Norte) e Nacional do Congresso de Ciências da Comunicação serão realizadas no Amazonas, respectivamente, nos meses de maio e setembro. O tema deste ano será ‘Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades’.

A vice-presidente da Intercom, professora doutora Marialva Barbosa, destacou a articulação realizada no Amazonas para a organização do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

“O Amazonas está se destacando pelo empenho na organização do congresso de 2013 pela forte articulação com os pesquisadores e estudantes locais e na captação de recursos. O lançamento do evento foi um sucesso, em plena greve das Universidades Federais, conseguiram reunir quase mil pessoas, tem tudo para ser um sucesso”, afirma.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) vai apoiar o Intercom Norte e o Intercom Nacional de forma institucional e por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

Conheça o site do 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação clicando aqui: http://intercomanaus.com/brasil/intercom2013/

 

 

Edilene Mafra, enviada especialAgência FAPEAM

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *