Abertura oficial da Mostra do PCE é marcada por reconhecimentos
A abertura oficial da Mostra Pública do PCE, realizada às 15h do dia 10 de março, contou com a presença do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, que saudou os presentes e destacou a importância da terceira edição do PCE.
Segundo Sena, a Mostra, que acontece até esta quinta-feira (11/3), oportuniza aos bolsistas a apresentação das pesquisas desenvolvidas por professores e alunos em escolas públicas de Manaus e a prestação de contas do que foi investido nos projetos. “Aqui, a sociedade pode aferir a qualidade dos projetos e fica evidente que é possível sim fazer pesquisas na escola. Este evento prova isso, pois consolida o Programa que só tem a crescer e se aprimorar”, destacou, enfatizando ainda que é preciso estimular a ciência a partir do ensino fundamental.
“A ação fecha um arco de financiamento da formação de capital intelectual da base no ensino fundamental até o pós-doutorado”, ressaltou.
Semed
O titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Vicente Nogueira, destacou que é preciso mais do que reconhecer o trabalho de visão da FAPEAM. Ele lembrou da oportunidade que teve ,na década de 90, ao iniciar um programa no município de Tefé, no Instituto Mamirauá, no qual foi exercido algo semellhante ao PCE, somente com alunos do ensino médio. “Quando a FAPEAM se propôs a promover o PCE, logo abracei a proposta do ensino médio, mas duvidei do sucesso no ensino fundamental. Hoje, após assumir a Semed, fiquei entusiasmado com os resultados positivos nas escolas da Prefeitura”, destacou.
Nogueira também citou a relevância e os resultados dos projetos e reconheceu a visão dos dirigentes da FAP do Amazonas quanto à compreensão para garantir o sucesso da edição de 2009 e assim poder renovar com entusiasmo a parceria para 2010.
Seduc
De acordo com a secretária-adjunta da capital, Ana Falcão, que representou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na abertura, destacou que a parceria com a FAPEAM proporcionou a participação de escolas do interior do Amazonas, o que, segundo ela, é motivo de alegria. “Hoje há um brilho nos olhos dos alunos. Nós vivenciamos isso e presenciamos o quanto o Governo do Estado investe na educação do Amazonas inteiro”, frisou.
Falcão fez questão de parabenizar todas as escolas da capital e municípios próximos que participam do evento em Manaus. “É uma celebração exitosa que renova nossa esperança e nossa crença sobre o quanto a educação pode possibilitar mudanças na sociedade”, finalizou.
Ulysses Varela – Agência Fapeam