FAPEAM é destaque na Câmara Municipal de Manaus
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) foi destaque na manhã desta quarta-feira, 10/03, durante Tribuna Popular, realizada pela Câmara Municipal de Manaus, no plenário Adriano Jorge.
O convite partiu do vereador José Ricardo (PT) para o diretor-presidente da instituição, Odenildo Sena, que utilizou a tribuna e explanou aos vereadores e membros da Casa as ações desenvolvidas pela Fundação, dentre elas, o Programa Ciência na Escola (PCE), projeto pioneiro de incentivo à iniciação científica a jovens de escolas públicas estaduais e municipais.
Na ocasião, Sena destacou os investimentos realizados pela FAPEAM, desde a criação em 2003 até hoje, que totalizam 11.571 bolsas financiadas, da iniciação científica júnior até o doutorado, e ressaltou que tais fomentos a colocam como a quarta maior fundação do país. “Para se ter uma ideia desse crescimento, em 2002 tínhamos 433 doutores no Estado. Em 2008, esse número saltou para 1.068. Um aumento de 146%”.
Sobre o PCE, o diretor-presidente afirmou que o projeto desenvolvido em parceria com as Secretarias Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) de Educação é pioneiro no Brasil e que visa despertar a criança e o jovem para os temas relacionados a ciência e tecnologia por meio de projetos de pesquisa.
Os investimentos nas três primeiras edições chegaram a R$ 3,4 milhões. Para 2010, a soma de recursos ultrapassa R$ 3,5 milhões. “Estamos investindo diretamente na formação de futuros pesquisadores. O PCE se consolidou de forma positiva, tanto que Minas Gerais está copiando para ser desenvolvido pelos alunos daquele Estado”, destacou.
Para o vereador Marcelo Ramos (PSB), a FAPEAM é fundamental para o desenvolvimento da região, pois não se pode alavancar os aspectos econômico e social sem o fomento à pesquisa, à ciência e à tecnologia. “O Estado do Amazonas despertou para essa importância e tem caminhado positivamente nesse sentido”, observou.
O vereador José Ricardo (PT) ressaltou que pesquisa e desenvolvimento têm de ser prioridade independente de governos por significar um futuro melhor para a sociedade. “A FAPEAM vem se dedicando não somente à formação de mestres e doutores, mas investe também na base, em crianças, e isso proporcionará oportunidades melhores no futuro”, afirmou.
Ricardo também ressaltou a importância do PCE por despertar o interesse do estudante do ensino fundamental e médio para a ciência. “É um momento propício de verificar dons e a curiosidade, bem como estimulá-los para a pesquisa. Isso abre horizontes”, completou.
Ao final, Sena convidou os vereadores para a Mostra Pública que acontece nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11, na Arena Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Flores. “A contribuição do PCE é certa, pois estimula o que chamamos de cultura científica, essencial para o futuro do país”, destacou.
Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam