Blog é usado para despertar interesse na disciplina de Química
Músicas, filmes, teatro e dança são apenas algumas das ferramentas utilizadas por professores para prender a atenção dos alunos durante as aulas. Soma-se a essas iniciativas o uso de ferramentas virtuais, como os blogs, utilizados para facilitar o ensino de disciplinas como Química, por exemplo. Disciplina normalmente considerada difícil, hoje, para os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Milburgues Bezerra de Araújo, no bairro da Raiz, zona sul da capital amazonense, a realidade é bem diferente. Eles passaram a assimilar a matéria de forma mais rápida.
Utilizando o laboratório de informática da escola, a professora Ataiany dos Santos Veloso desenvolveu o projeto “A utilização de blogs no ensino de Química”. A pesquisa conta com o aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).
A professora contou que a ideia de se trabalhar com os blogs surgiu a partir do interesse em verificar a relação dos alunos com as novas tecnologias. “Foi possível unir as aulas teóricas e, ao mesmo tempo, usar o blog no ensino de química”, salientou.
De acordo com a professora, a maioria dos alunos tem acesso à rede mundial de computadores. Foi pensado em uma alternativa para que a internet se transformasse em um mecanismo que auxiliasse no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Os resultados do trabalho serão apresentados na Mostra Pública do PCE, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de março, na Arena Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Flores. Na ocasião, 151 projetos serão apresentados, os quais tratam sobre os mais variados temas, como meio ambiente, saúde, educação, políticas públicas, entre outros.
Construindo o blog
Com a supervisão da professora, os alunos foram divididos em grupos para elaboração e criação dos blogs. Após ter o blog publicado na rede mundial de computadores, as aulas passaram a ser mais dinâmicas.
“O assunto que era trabalhado em sala de aula, deveria ser pesquisado e o resultado obtido com as pesquisas se tornava conteúdo para o blog de cada grupo”, explicou Veloso.
As postagens foram realizadas durante três meses e aconteciam durante as aulas. A professora informou que após os meses de publicação, os alunos responderam um questionário avaliativo que apurou o aprendizado obtido a partir da participação no projeto.
Questionada sobre as mudanças no método didático, Veloso frisou que em busca de conteúdo para os blogs, os alunos eram incentivados a pesquisar e fazer um resumo das pesquisas realizadas, contribuindo assim, para seu conhecimento científico. “Após participação no projeto, verificamos um maior interesse e atenção dos alunos durante as aulas”, salientou a professora.
Camila Carvalho e Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam