FAPs firmam parceria no combate à tuberculose


Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Amazonas (FAPEAM), de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Rio de Janeiro (FAPERJ), bem como pesquisadores e representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniram nesta sexta-feira, 05, em Manaus, para delinear ações conjuntas que visem à formulação de edital para o combate à tuberculose.

O encontro visa a reunir especialistas em tuberculose no intuito de avançar em projetos relativos à doença, somar conhecimentos, com o objetivo de obter melhores resultados em menor espaço de tempo. Parcerias entre FAPs no financiamento de pesquisas é uma prática nova, que vem dando certo, como nos casos da rede malária e de dengue. 
 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/faps_2.jpgPara as pesquisas em tuberculose, os investimentos podem alcançar R$ 6 milhões. Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, quando a articulação é possível evita-se a dispersão de recursos. “Nos Estados, há especialistas de diferentes áreas. Ao somar as competências desses Estados, acabamos financiando projetos de maior envergadura e, portanto, os resultados vem em menor tempo e com mais qualidade. Quem vai se beneficiar é a população”, observou.

Para o diretor-presidente da FAPERJ, Rui Marques, as Fundações têm que direcionar parte de seus recursos para resolver problemas em comum de seus respectivos Estados. “Nós temos que somar esforços com profissionais especializados e bons investimentos de modo que os pesquisadores possam trabalhar em conjunto e chegar a algum resultado”, afirmou.

Conforme Silvana Miranda, pesquisadora da Rede Tuberculose de Minas Gerais, a soma dos recursos das Fundações em prol das pesquisas no combate à doença irá proporcionar mais avanços nessa área. “A soma dos recursos estimula os pesquisadores”, disse.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/faps_3.jpgO diretor-presidente da FAPEMIG, Mário Neto, disse que a reunião entre as FAPs e pesquisadores é interessante porque possibilita a interação entre profissionais de alto nível que podem contribuir para que o edital de financiamento possa ser bem-sucedido.

Ainda neste primeiro semestre, os detalhes finais do edital e o volume de recursos serão definidos. A execução está prevista para o segundo semestre de 2010 e o ano de 2011. 

A próxima reunião está prevista para acontecer no próximo dia 26 de março, no Rio de Janeiro, para acertar os últimos detalhes de investimentos. A meta é que o edital seja publicado até o mês de abril. 

Foto 1: Mário Neto, diretor-presidente da Fapemig
Foto 2: Rui Marques, diretor-presidente da Faperj

 

Carlos Fábio Guimarães Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *