Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas estimula aprendizado da Língua Brasileira de Sinais


Alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento, na zona sul de Manaus, aprenderam, de forma básica e simples, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em um projeto que alcançou 80 alunos dos três anos do Ensino Médio. A ação recebeu apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Ana Ivanilda da Silva, que coordenou o projeto, os alunos aprenderam o alfabeto, os números, os parâmetros corretos, além da configuração de mãos e os cumprimentos básicos de uso diário pelos surdos.

“Como educadora senti a necessidade de repassar meus conhecimentos aos alunos e despertar o interesse dos mesmos pela Libras. Foi providenciada uma pequena apostila, com fonte de pesquisa na internet, para estudo e conhecimento teórico da Libras, o que despertou interesse e curiosidade dos educandos para o aprendizado da língua para fins comunicativos”, contou.

Fapeam. Mural com exposição sobre Libras. Foto. Acervo Ana Ivanilda(1)

Segundo a professora, os alunos apoiaram a iniciativa e aderiram ao projeto de forma extremamente positiva. Além disso, uma mini cartilha sobre o tema e os conhecimentos adquiridos foi desenvolvida como recurso pedagógico.

Educação e integração

Conforme relatou a coordenadora, o projeto evidenciou a importância do estudo e do conhecimento teórico e prático da Língua Brasileira de Sinais e possibilitou a conscientização dos participantes e de toda a comunidade escolar.

Além disso, a iniciativa permitiu esclarecer os conceitos de língua oral e língua gestual/visual e procurou desmistificar concepções equivocadas do uso da Libras.

Fapeam. Aluna da escola apresenta sobre as características da Libras. Foto. Acervo Ana Ivanilda

Duração

Iniciado em julho deste ano, o projeto, intitulado “O ensino dos cumprimentos básicos em Libras no contexto escolar como segunda língua para os alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento” foi amparado pelo edital nº 004/2022, da Fapeam, concluído no final do ano letivo de 2022.

Apoio

A professora celebrou o fato do Governo do Amazonas incentivar, por meio da Fapeam, iniciativas que contribuem para transformar a educação e a sociedade de modo geral.

“A Fapeam exerce um papel de fundamental importância aos educadores, com o objetivo de tornar os alunos protagonistas e participativos, além de colaborar socialmente com o desenvolvimento desse público em prol de membros de uma sociedade, da qual fazem parte, expandido conhecimento para além da sala de aula, de forma inclusiva”, celebrou.

Fapeam. Projeto foi amparado pelo Programa Ciência na Escola. Foto. Acervo Ana Ivanilda(1)

Programa

O Programa Ciência na Escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.

Por: Tiago Auzier/Decon Fapeam

 Fotos: Ana Ivanilda Silva- Acervo Pessoal

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *