Música ajuda no processo de aprendizagem de alunos


A música tem grande efeito sobre o comportamento humano! Para Jacques Stehman, historiador francês, ela foi a primeira linguagem do homem primitivo. Por viverem rodeados de mistérios inexplicáveis e de terrores diversos, eles utilizavam, antes mesmo de saberem falar, a música como um meio de comunicação entre os espíritos e as forças que os dominavam.

Hoje, não é diferente. A música tem sido utilizada com o objetivo de mexer com as emoções e os desejos das pessoas. Foi o que explicou a professora Milene Mirian Araújo Monteiro, da Escola Municipal Francisco Guedes de Queiroz, que conseguiu uma mudança visível no comportamento dos alunos que participaram do projeto “Grupo de Flautas: Flauteando em busca do conhecimento”.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), o objetivo do projeto foi de descobrir a influência da música na aprendizagem e no comportamento desses alunos. “Pretendíamos exercer a criatividade, a imaginação e a expressividade dos estudantes, utilizando para esse fim a linguagem musical e a flauta-doce”, explicou a coordenadora.

/Segundo ela, durante os anos em que atua como professora de artes, percebeu que os alunos, apesar de serem símbolos de irreverência, têm um déficit de aprendizagem, comportamento, e de expressividade fora do comum, e a música ajuda a solucionar os problemas mencionados.

Durante as aulas, os jovens fizeram pesquisas de dados sobre assuntos relacionados à música e ao instrumento, tiveram leituras e assistiram a vídeos sobre o tema, estudaram teoria musical, com execução de partituras e aplicaram os conhecimentos de flauta na escola. “Eles mudaram o comportamento, e o processo de aprendizagem e a concentração melhoraram”, salientou.

Outro fator importante da pesquisa, conforme a coordenadora, foi que o conhecimento adquirido nas aulas pode ser utilizado em outros setores da vida. Ela disse que tinha um aluno que tocava piano, mas não sabia ler partituras. Todavia, hoje, ele lê a partitura com o conhecimento obtido em outro instrumento de maior complexidade.

“Apesar de a pesquisa ter durado apenas seis meses, foi visível a mudança dos alunos. Os outros professores comentavam as mudanças de comportamento”, observou.

Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE)

/Nos dias 10 e 11 de março acontece a Mostra Pública do PCE, que tem o objetivo de apresentar os resultados dos projetos aprovados pelo programa na edição de 2009. O projeto “Grupo de Flautas: Flauteando em busca do conhecimento” será um dos destaques do evento.

Durante a mostra, a professora e os estudantes que participaram da pesquisa farão a apresentarão dos resultados do projeto por meio de banners e executarão trechos de músicas acompanhados de violão. “O trabalho de pesquisador é árduo e gratificante. Precisamos mostrar à comunidade os resultados para que tenham conhecimento do que foi desenvolvido”, finalizou.

Luana Gomes e Luís Mansuêto – Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *