Fotografia é inserida no universo escolar


Utilizada para registro de fatos históricos ou para compor álbuns de família, a fotografia está agora sendo utilizada para incentivar o aprendizado de alunos em escolas em disciplinas como história. A iniciativa foi desenvolvida pela Escola Municipal Tereza de Jesus Azevedo Vasconcelos Dias por meio do projeto “Manaus através das fotografias de seus alunos: o passado, seus monumentos, o presente, seus habitantes”.

Desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), a pesquisa contou com a participação de cinco alunos do 9º ano do ensino fundamental.

style=width:De acordo com o coordenador do projeto, professor Afrânio Falcão Lima, a ideia de unir fotografia e história regional, surgiu a partir de atividades desenvolvidas em disciplinas na graduação.

“Na faculdade tive cursos que discutiam sobre imagética e representação histórica. Queria trazer essas discussões acadêmicas para realidade de meus alunos do ensino fundamental, de forma simples e didática”, disse.

Retorno

Afrânio Lima conta que, na primeira etapa, os alunos fizeram estudos bibliográficos do período áureo da borracha e um curso básico de fotografia. Posteriormente, os jovens realizaram visitas de campo nos principais monumentos históricos de Manaus, como o Teatro Amazonas, a avenida Eduardo Ribeiro, o Museu Valparaíso (museu da Borracha), casarões da avenida Joaquim Nabuco e praças no Centro da cidade.

“Para os alunos, foi uma oportunidade para conhecer a história de Manaus com instrumento didático diferente, possibilitando novas perspectivas históricas, motivando-os para futuras pesquisas”, relatou.

O professor afirmou que, na terceira etapa do projeto, os alunos utilizaram as fotos antigas tiradas no período da Belle Époque (período da borracha) e fizeram comparações com as fotografias tiradas por eles nos dias atuais. As comparações foram expostas em um seminário realizado no final de 2009.

“Os alunos do projeto fizeram aproximadamente 900 fotos, mas foram reveladas apenas 100 unidades, que foram expostas na escola”, contou.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/fot3.jpgO estudante Rainan Bezerril de Oliveira confessou que nunca havia entrado em um museu e ficou muito interessado em saber da história do Amazonas. “Como é bacana estudar assim”, disse Oliveira.

Os resultados deste e outros 151 projetos desenvolvidos em escolas públicas poderão ser conferidos durante a Mostra Pública do PCE, que será realizada nos dias 10 e 11 de março, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Avenida Constantino Neri, Chapada.

Sobre o PCE

Em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal (Semed) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), o PCE é um programa voltado a apoiar a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, médio ou da educação profissional de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.

Camila Cavalcante e Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *