FAPEAM recebe membros da Cepal


 

A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), por meio da Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos, esteve na manhã da última sexta-feira (12/02) na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), conhecendo as ações desenvolvidas e as metas da FAP para 2010.

 

O encontro faz parte da parceria estabelecida entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a Cepal  e teve como representantes da FAPEAM, a diretora técnico-científica, Patrícia Sampaio, diretor administrativo-financeiro, em exercício, Silvino Vieira Neto e assessor da Presidência, Edilson Soares que receberam a comissão na sede da fundação. A Comissão realiza visitas nas instituições e secretarias estaduais, desde a última segunda-feira (08/02), para a análise ambiental e de sustentabilidade do Amazonas (período 2007 a 2009).

 

Na ocasião, Sampaio explanou as ações, as metas, os investimentos e a captação de recursos para a qualificação de mão de obra especializada no Amazonas. Segundo Sampaio, a Fundação já nasceu com o objetivo desafiador de diminuir as diferenças regionais na área da pesquisa e na formação de doutores.

 

A diretora também ressaltou a importância dos investimentos destinados aos micro e pequenos empresários no desenvolvimento econômico do Amazonas, por meio do Pappe/Subvenção, programa que tem o objetivo de promover pesquisas, e desenvolvimento de tecnologia e inovações dentro de empresas. “Temos vários projetos desenvolvidos por empresários em parceria com os pesquisadores. Muitos são sucessos nacionais”, observou.

 

Outro ponto observado por um dos componentes da comissão foi o Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pelos alunos da rede pública de ensino. Por sua vez, Sampaio afirmou que o projeto é de suma importância na formação de futuros pesquisadores na região. “No futuro, veremos um pesquisador doutor dizer que iniciou no mundo científico por meio do PCE”, ressaltou.

 /

Para o coordenador de assuntos ambientais e chefe da comitiva na comissão, José Javier Gomes,as primeiras impre ssões são de que a FAPEAM tem atingido um mosaico de instituições voltadas a pesquisa com o objetivo único de favorecer o capital humano do Estado.

“Isso é uma coisa muito difícil de encontrar. O papel que a Fundação desenvolve é um elemento básico de toda estratégia de desenvolvimento para qualquer Estado. Dedicar investimentos direcionados a ciência e tecnologia é estar preparando o Estado para o futuro”, afirmou. 

Ao final, a comissão saiu com informações necessárias para produzir a análise. Segundo Sampaio,  a comissão ficou impressionada com o desempenho da FAPEAM e o seu enorme envolvimento e comprometimento com a construção do futuro do Estado relacionando especialmente política ambiental consciente e articulada ao protagonismo dos atores locais. 

 

Saiba mais sobre a Cepal

 A Cepal é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e tem sede em Santiago, Chile. Foi fundada para contribuir para o desenvolvimento econômico na América Latina, coordenando as ações voltadas para a promoção e reforço das relações econômicas entre os países e com outras nações. Mais tarde, seu trabalho foi alargado aos países do Caribe e juntou-se o objetivo de promover o desenvolvimento social.

Meio século depois de sua fundação, a Cepal têm feito contribuições importantes para o desenvolvimento regional e suas teorias e opiniões foram ouvidas em muitas partes do mundo. Ela agora é referência obrigatória para aqueles que estudam a história econômica da região nos últimos tempos.

 

A Comissão se desenvolveu como uma escola de pensamento especializado em examinar as tendências econômicas e sociais de países americanos e do Caribe.

Carlos Fábio – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *