Revista Amazonas Faz Ciência será lançada nesta sexta-feira


Seguindo as tendências da divulgação científica nacional, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) lança nesta sexta-feira (05/02), às 17h, a 15ª edição da revista Amazonas Faz Ciência. A publicação ganhou um leiaute mais atraente e dinâmico para facilitar a leitura dos textos, o que é visível na diagramação e no projeto gráfico (distribuição dos textos e elementos gráficos – fotos e infográficos). O evento ocorrerá na livraria Saraiva MegaStore do Manauara Shopping.

Durante o lançamento, a FAPEAM vai homenagear o pesquisador e professor itacoatiarense Roberto Mubarac Sobrinho, que atingiu uma importante posição no cenário da ciência local: ser o centésimo doutor a conquistar o título com o apoio da instituição.

Segundo Mubarac, a pesquisa trata sobre a questão da educação de crianças indígenas da etnia sateré-mawé em escolas públicas de Manaus. O levantamento levou três anos e meio para ser concluído e envolveu trabalhos de campo e participações em eventos internacionais. “Ser o centésimo doutor foi um grande presente, principalmente pelo reconhecimento que a FAPEAM, por meio do meu trabalho, está prestando aos demais doutores que já defenderam suas teses”, frisou.

Segundo o diretor-presidente da FAPEAM, Odenildo Sena, o centésimo doutor demonstra o grau do comprometimento da FAPEAM com o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (C&T) no Amazonas e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Esses doutores pesquisam temas e problemas da região. Voltam para o Amazonas e aplicam seus conhecimentos de forma a contribuir com a formação de mais recursos humanos para a região”, destacou.

A conquista dessa marca, continuou Odenildo, faz parte de uma ação que vem ocorrendo desde 2003, que visa a mudar o quadro da pós-graduação na região Norte. Isso vem sendo feito por meio da implantação de Programas de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas. “Nesse período, foram contabilizadas cerca de 360 bolsas concedidas e, em breve, o Amazonas terá um acréscimo de mais 260 doutores formados com o apoio da FAPEAM”, informou.

/Quanto ao novo leiaute da revista, a chefe do Departamento de Divulgação do Conhecimento (Decon/FAPEAM), Cristiane Barbosa, explicou que a reformulação da revista contou com a equipe de profissionais do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica), com a concepção total do projeto, desde a produção de textos, revisão até diagramação e infográficos.

Outro destaque deste número fica por conta da matéria de capa “Melancia o ano todo”, que aponta os caminhos para o cultivo da fruta em terra firme no Amazonas, permitindo a produção o ano todo, mesmo em períodos de entressafra. A pesquisa é desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município de Iranduba (AM) em parceria com pequenos agricultores e apoio da Fundação.

De acordo com Barbosa, a revista é composta por 52 páginas, que tratam sobre pesquisas científicas desenvolvidas no Estado do Amazonas, com recursos da FAPEAM. “Na revista, o leitor pode conferir matérias ligadas a diversos assuntos, tais como religião, saúde, meio ambiente, formação de recursos humanos, entre outros", afirmou, destacando que a revista é distribuída gratuitamente.             

Serviço:

Lançamento da 15ª edição da revista Amazonas faz Ciência
Local:
Espaço Thiago de Mello, na Saraiva MegaStore do Manauara Shopping
Endereço:
Avenida Mário Ypiranga, 1.300 – Bairro: Adrianopólis.
Horário: 
17 horas
Informações:
3878-4034/4011

ENTRADA ABERTA AO PÚBLICO

Luís Mansuêto – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *