Fórum debate políticas de apoio à pós-graduação no Norte
O 1º Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte recebeu, nesta sexta-feira (06/10), o diretor de programas e bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio Oliveira Filho, para debater políticas de apoio à pós-graduação na Região Norte do país.
Na ocasião, Emídio ressaltou a importância do fórum e a necessidade permanente em se discutir políticas de desenvolvimento para Região Norte.
De acordo com o diretor, a região é a menor em números de doutores e programas de aperfeiçoamento em mestrado e doutorado, com apenas 2,7%, contra 55% do Sudeste, 17% do Nordeste, 19% do Sul e 6,7% do Centro-Oeste.
“Viemos discutir políticas para apoiar a região Amazônica afim de ajudar o desenvolvimento da região, que é muito pequeno em relação ao resto do país. O Norte é grande, por isso temos que trabalhar no sentido de desenvolver as universidades e, particularmente, os cursos de mestrado e doutorado da região”, frisou.
O diretor destacou ainda que, em 2010, está previsto um orçamento de aproximadamente R$ 20 milhões para ser investido em programas de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior da Região Norte e um dos objetivos da Capes é o investimento crescente nas regiões onde a formação de recursos humanos é menor.
Representando o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a chefe do Departamento de Operação de Fomento (Deof), Rosemeire Rodrigues, afirmou que a Fapeam está assinando um convênio com a Capes, para fomentar mais 100 bolsas de doutorado, com objetivo de incrementar a formação de recursos humanos no Estado.
O Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino da Região Norte encerra nesta sexta-feira (06). Durante dois dias, as instituições discutiram a pesquisa e a pós-graduação na Região Norte.
Carlos Fábio – Agência Fapeam