Com apoio da Fapeam, pesquisadoras apresentam trabalhos científicos em Jornada Internacional de Políticas Públicas
Apoiar a formação de recursos humanos altamente qualificados é um dos principais investimentos do Governo do Amazonas em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) apoia 76 cursos de pós-graduação stricto sensu, e mais de 1.600 mestres e doutores foram titulados de 2019 a 2023.
De 2019 a 2022, o Amazonas manteve-se na liderança como unidade federativa que mais investiu em bolsas de estudo, com recursos do tesouro estadual, para a formação de recursos humanos altamente qualificados. Todo esse apoio contribui para que os pós-graduandos apoiados pela Fapeam consigam destacar-se na apresentação de suas pesquisas.
Foi o que aconteceu com as bolsistas Nayara de Souza Costa e Idelvani da Conceição Bezerra Thiago, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Elas apresentaram seus trabalhos sobre centros de medidas socioeducativas para jovens mulheres no Amazonas, durante a 11ª edição da Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp), ocorrida no mês de setembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
As discentes estão vinculadas ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (Geppevi), e ressaltam a importância dessa participação para sua formação e para o contato direto com profissionais de diferentes instituições da comunidade científica nacional e internacional.
“Foi o primeiro evento presencial que participei fora de Manaus. Considero relevante na minha formação por ter sido uma experiência ímpar de troca de conhecimentos científicos”, disse Idelvani Bezerra.
Elas apresentaram dois artigos: “A organização escolar na socioeducação amazônida” – que além das duas mestrandas tem autoria também de Janiely Loyana Correia de Menezes e Maria Nilvane Fernandes; e “(Des)tecer: reflexões sobre os fios da vida em uma unidade de internação feminina a partir da obra literária ‘A moça tecelã’”, que também conta com a autoria de Mayane Serrão.
Sobre os trabalhos
No primeiro artigo foi verificada a estrutura educacional das instituições. As discentes analisaram de que maneira as pessoas são preparadas para o mercado de trabalho, além da distorção entre a idade e a série na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já o segundo artigo relata uma experiência educacional vinculada ao Programa Atividade Curricular de Extensão (Pace) sobre a visita a um centro de medidas socioeducativas para jovens mulheres, em Manaus. O objetivo das pesquisadoras foi promover a interação com as jovens por meio da contação de histórias. Para isso, foi desenvolvida a chamada “vivência literária”, que permite ao indivíduo ser parte atuante do momento da leitura de forma sensível e criativa.
A atividade possibilitou que as jovens do centro de medidas socioeducativas tivessem contato com a obra “A moça tecelã” de Marina Colasanti. A leitura foi conduzida de modo lúdico e acabou conquistando a atenção das jovens, que participaram de uma atividade com utilização de fitas coloridas em alusão a história contada no livro.
“Essa leitura favoreceu a reflexão (das jovens) sobre experiências anteriores, o que elas já haviam tecido em suas vidas até aquele momento, o que pretendiam tecer e quais bordados seriam necessários desatar os nós”, disse Idelvani.
Apoio da Fapeam
Para a orientadora das mestrandas, professora Maria Nilvane Fernandes, a Fapeam tem sido uma fonte de apoio para a continuidade nos estudos de pós-graduandos e a manutenção do PPGE na Ufam.
“A Fapeam tem sido uma parceira no avanço da qualidade educacional do Amazonas ao possibilitar que estudantes oriundos da classe trabalhadora permaneçam na universidade, contra a expectativa daquilo que seria o mais propício, que é buscarem o mercado de trabalho durante ou imediatamente após a graduação”, disse.
O Programa Institucional de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) apoia a formação de recursos humanos altamente qualificados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – PPGSS, aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em instituições de pesquisa e ensino superior.
O Amazonas é o estado que mais investe na concessão de bolsas de mestrado e doutorado. De 2019 a 2023 já foram concedidas 4.678 bolsas para a formação de recursos humanos altamente qualificados, por meio da Fapeam, via Posgrad.
Por: Kevin Moraes/Decon Fapeam
Foto: Arquivo das pesquisadoras