Acordo pode ampliar propostas submetidas por Tefé ao Programa Ciência na Escola, da Fapeam
A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quarta-feira (8/11), a visita do secretário municipal de Educação, Esporte e Cultura (Semeec) de Tefé (distante a 523 km de Manaus) para dialogar a respeito de parceria para participação dos professores e alunos da rede municipal no Programa Ciência na Escola (PCE), já na edição 2024.
Recebido pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, pela diretora Técnico-Científica (Ditec), Marcia Irene Andrade Mavignier e pela chefe do Departamento de Comunicação e Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas, o secretário, Marcus Lúcio de Souza, destacou a importância do PCE como experimentação dos estudantes com as atividades de pesquisa científica.
Márcia Perales lembrou o crescimento do PCE, especialmente nos últimos cinco anos e que envolveu um esforço do Governo do Amazonas em investimento para o aumento do valor de bolsas e de projetos apoiados pela Fapeam, o que motivou ainda mais a participação de professores e estudantes da educação básica, com projetos criativos e inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento.
“O PCE é uma iniciativa exitosa que a cada ano alcança novas conquistas. Somente em 2023, mais 2 mil propostas de professores da educação básica foram submetidas ao PCE, o que demonstra a satisfação dos educadores e dos estudantes em participar de projetos científicos. A construção de um acordo de cooperação técnica para que as escolas municipais de Tefé participem do Programa é uma novidade que muito nos alegra”, comentou a diretora-presidente.
Já o secretário ressaltou a importância de ampliar o número de projetos do PCE em Tefé, como uma motivação a mais para os professores e também para os alunos que vão ter contato inicial com a ciência ainda no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.
“Nossas expectativas são as melhores possíveis para esse acordo de cooperação, pois enquanto professor sei o quanto a ciência abre caminhos e oportunidades para os jovens estudantes, o que contribui com suas escolhas na continuidade dos estudos”, disse Marcus Lúcio.
A partir dessa reunião, serão definidas as tratativas do acordo de cooperação entre as equipes técnicas da Fapeam e da Semeec.
Em 2024, o Programa Ciência na Escola vai completar 20 anos. Atualmente, o PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.
Por: Decon Fapeam
Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam