Programa Inova Amazônia Módulo Tração recebeu 139 inscrições de projetos do Amazonas
Entre os nove estados que compõe a Amazônia Legal, o Amazonas é o com maior número de submissões de projetos ao Programa Inova Amazônia Módulo Tração Diretrizes Específicas. Foram 139 propostas inscritas na Chamada Nacional, nº 01/2023, fruto da parceria entre o Sebrae, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Encerrada na terça-feira (7/11), a Chamada recebeu um total de 593 propostas inscritas, sendo: 139 do Amazonas, 113 do Pará, 64 do Acre, 57 do Amapá, 45 de Roraima, Rondônia 53, Mato Grosso 44, Tocantins 40 e Maranhão com 36.
O Programa Inova Amazônia Módulo Tração é destinado a fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia.
A ação objetiva, ainda, gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.
O edital conta com investimentos de R$ 780 mil para despesas com bolsas na modalidade Bolsa Sócio Empreendedor (BSE). A divulgação do resultado final das propostas selecionadas está prevista para 24 de novembro de 2023.
Texto: Valdete Araújo – Decon/Fapeam