Jornalista da Fapeam é finalista do Prêmio Embratel
Os jornalistas Ricardo Oliveira e Orlando Farias, do jornal "Amazonas em Tempo", estão entre os 52 finalistas da 11ª edição do Prêmio Imprensa Embratel de Jornalismo, evento a ser realizado no próximo dia 11 de novembro, no Canecão, Rio de Janeiro. Eles foram os únicos amazonenses selecionados entre os mais de 1.200 trabalhos inscritos.
Ricardo também é bolsista do Programa de Apoio à Divulgação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e iniciou, em 2008, em conjunto com Orlando, uma série de reportagens na aldeia da etnia indígena Waimiri-Atroari. As reportagens renderam um caderno especial para o jornal "Amazonas em Tempo", denominado “Waimiri-Atroari, Massacres, Riquezas e Mistérios” – um dos finalistas do prêmio. As fotos também ilustram o relatório de atividades 2003-2008 da Fapeam.
Criado e patrocinado pela Embratel, o prêmio tem parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc). O 11º Prêmio Imprensa Embratel possui incentivos fiscais da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
O projeto tem abragência nacional. Com isso, visa estimular a produção de reportagens sobre os grandes temas nacionais, veiculadas em todas as mídias, que representem uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Segundo Ricardo Oliveira, já é um prêmio estar entre os finalistas e participar da premiação. “Mas a vitória maior é o caderno ser divulgado em todo país. Isso ajuda defender a causa da tribo”, disse o jornalista.
A 11ª edição do Prêmio Imprensa Embratel distribuirá R$ 166 mil para trabalhos jornalísticos distribuídos em 17 categorias: cinco regionais, com mídia e tema livres; duas abordando o tema tecnologia da informação, comunicações e multimídia, com mídia livre; e dez com temas nacionais: Jornal/Revista (tema livre); Televisão (tema livre); Jornalismo Investigativo (mídia livre); Esportiva (mídia livre), Fotográfica (inclusive internet), Cinematográfica (imagens de reportagens de TV), Rádio (tema livre), Cultural (mídia livre), Econômica e Responsabilidade Socioambiental. O melhor trabalho jornalístico, entre as 17 categorias finalistas, receberá o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho.
Destaque na Assembleia Legislativa do Amazonas
Após ter conquistado um lugar na final, Ricardo e Orlando também receberam elogios na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), na última segunda-feira (26/10). Por conta do destaque que o caderno recebeu nacionalmente, o jornal "Amazonas em Tempo" vai receber uma moção de parabenização dos parlamentares.
Kelly Jheniffer Melo – Agência Fapeam
(Com informações do Amazonas em Tempo e do Portal Imprensa)