Programa Ciência na Escola promove o Dia da Astronomia
Galileu Galilei (1564-1642) foi o primeiro astrônomo a dar ampla publicidade ao que via nas lentes. Por isso, mesmo não sendo o inventor do telescópio e, talvez, nem a primeira pessoa a usá-lo, cabendo essa honra provavelmente a Thomas Harriot, na Inglaterra, ou a Simon Marius, na Alemanha, o ano de 2009 foi escolhido como Ano Internacional da Astronomia por marcar os 400 anos de importantes observações feitas pelo italiano.
Seguindo os passos de Galileu, o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promove o “Ano Internacional da Astronomia no Amazonas 2009: Telescópio para todos”, que será realizado sexta-feira (30/10), às 18h45, na Escola Estadual Daisaku Ikeda.
Galileu Galilei (Divulgação)
Visando divulgar amplamente o Ano Internacional da Astronomia, a Fundação já havia, juntamente com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançado o edital do Programa de Apoio à Popularização da Astronomia do Estado do Amazonas (Astronomia-AM).
A programação do evento conta com a palestra “Astronomia Indígena de Germano Bruno Afonso”, do Museu da Amazônia (Musa), e as oficinas: “O Sistema Solar em Escalas”, ministrada por Luciana da Cunha Ferreira e Querem Hapuque Rabelo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); “Fases da Lua em dobradura” e “Foguetes de Garrafa PET”, por Matheus Mendes; e “Lentes na Astronomia”, por Luiz Rodrigo Menezes, da Secretaria do Estado de Educação no Amazonas (Seduc).
Desde o ano passado, a escola vem desenvolvendo o projeto com o intuito de inserir os estudantes nessa grande comemoração dos 400 anos. Sendo assim, esse dia dedicado especialmente à astronomia conta com a distribuição de cinquenta lunetas, do mesmo estilo que a de Galileu, para difundir a astronomia e aproximar mais a escola e a comunidade dessa ciência, que parece muito longe da realidade.
As inscrições vão até quinta-feira (29/10). No entanto, a observação da lua, visita aos banners e à seção “Experimentos da Casa da Física” são livres, não precisam de inscrição prévia.
Luana Gomes – Agência Fapeam