Estudo identifica os efeitos de opióides no tratamento de pessoas com câncer
10/05/2013 – Com o objetivo de analisar a função cognitiva, como atenção, memória e percepção de pacientes que utilizam opióides em tratamento contra o câncer, foi desenvolvida uma pesquisa na Fundação Centro de Controle em Oncologia do Amazonas (FCecon). O trabalho intitulado ‘Avaliação da função cognitiva de pacientes oncológicos em uso de opióides acompanhados no ambulatório de dor da FCecon’ foi realizado pelo estudante de Medicina Luciano de Souza Monteiro, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sob a orientação da professora doutora em Farmacologia Mirlane Cardoso.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa é a continuação de um estudo anterior que buscou analisar a quantidade de alterações que existem nos pacientes usuários de opióides, como metadona e morfina, contribuir para os estudos voltados na área e também no tratamento das pessoas. Atualmente, o trabalho está em andamento, em um primeiro momento foram realizados seminários para os alunos terem conhecimento sobre o assunto e adequação deles no ambulatório.
O trabalho foi apresentado durante a 1ª avaliação parcial do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC-2012/2013) realizado em março na FCecon. Luciano Monteiro teve o apoio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Sobre o Paic
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Ouça a reportagem completa, clique aqui.
Manoela Moura – Rádio com Ciência
David Simplício – Edição de Áudio
Agência FAPEAM