Fórum de Odontologia discute sobre lesões faciais durante atividades esportivas no AM
09/04/2013 – No Amazonas, a prevenção na área da saúde bucal tem conquistado um aliado: o esporte. Em outubro deste ano, o Estado promove o 1º Fórum de Odontologia Desportiva. O evento foi um dos 21 projetos beneficiados pelo Edital 018/2012, do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T & I), da Fundação de Amparo do Estado do Amazonas (FAPEAM), com investimento que gira em torno dos R$ 23, 3 mil.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Fórum está previsto para ocorrer de 16 a 19 de outubro. Uma das palestrantes confirmadas no encontro é a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da PUC/MG, Maria Ilma Cortez, referência em traumatismo dentário no Brasil, com vários livros publicados sobre o tema.
De acordo com a organizadora do evento e professora da Universidade Paulista no Amazonas (Unip/AM), Nely Cristina Medeiros, a expectativa é de que mais de 2 mil pessoas, entre estudantes de Odontologia e profissionais da área, participem do Fórum.
"As lesões faciais são comuns nos esportes de contato, principalmente em práticas desportivas como lutas, por exemplo", frisou.
Segundo Medeiros, pesquisa realizada por estudantes de odontologia da Unip, em academias de artes marciais de Manaus, revelou que a maioria dos atletas não utiliza protetor bucal durante os treinamentos, o que pode potencializar a ocorrência de traumatismos faciais.
Para a professora, é necessário formar odontólogos habilitados para atuar durante grandes eventos em Manaus, como é o caso da Copa do Mundo de 2014.
"O Fórum servirá de suporte para que profissionais do Estado possam se preparar e saibam o que fazer diante de casos de lesão", destacou.
Sobre o POP C,T&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados, por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.
Síntia Maciel – Agência FAPEAM