Garotada vai descobrir fantástico mundo da ciência


O desafio de abordar temas ligados à ciência e à tecnologia para crianças envolve uma química delicada: linguagem acessível, sem abusar dos termos técnicos, temas abordados de forma criativa e valorização da inteligência dos pequenos leitores.

Nascidos num ambiente cercado por tecnologias que tornam a circulação das informações cada vez mais ágil, a garotada hoje busca novidades. Ao perceber a carência de publicações de divulgação científica para esse público no Amazonas, a equipe do Programa de Comunicação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) topou o desafio de despertar a curiosidade científica do público infanto-juvenil.

O resultado desse trabalho poderá ser conferido no lançamento da revista “Amazonas Faz Ciência – Na escola”, especialmente elaborada para o público infanto-juvenil. A revista, que é a primeira publicação do Amazonas com conteúdos científicos voltados para crianças e jovens em idade escolar, apresenta os projetos desenvolvidos no Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam, realizado em parceria com as secretarias de educação do Estado e do município (Seduc e Semed, respectivamente).

O lançamento da revista será quarta-feira (21/10), às 11h, na Estação Ciência, localizada no Clube do Trabalhador (Sesi) no Aleixo, durante a 6ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Fartamente ilustrada com desenhos, personagens, jogos, gráficos e cores para despertar a atenção, a revista traz reportagens que tratam de temas cotidianos e ligados à região, como pesquisa em malária, cultura dos waimiri-atroari, gravidez na adolescência e outros.

Há também histórias de assombrações que prometem mexer com o imaginário das crianças, além de jogo e história em quadrinhos. Na publicação, vai encartado o jogo “Corrida do Saber”, cujo objetivo é testar os conhecimentos dos pequenos sobre as principais características e feitos de pesquisadores e cientistas de renome nacional e internacional.

A “Amazonas Faz Ciência”, que já está na 14ª edição, é uma revista quadrimestral produzida por bolsistas do Programa de Comunicação Científica da Fapeam, distribuída gratuitamente em instituições, escolas e imprensa do Estado do Amazonas.

A editora-chefe da revista e chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento da Fapeam, Mirna Feitoza, explicou que o maior desafio da revista foi encontrar uma linguagem adequada para comunicar com crianças de diferentes idades, equilibrando comunicação verbal e comunicação visual.

Considerando que criança acessa uma variedade de desenhos animados, videogames e filmes que investem em direção de arte, fotografia, animação, gráficos e outros elementos, desenvolver uma comunicação visual para crianças é muito mais difícil que elaborar um texto.

“Articular elementos visuais em uma revista para crianças é algo desafiador. Você trabalha cores, texturas, formas. Ao mesmo tempo, é muito motivador”, assegura.

As crianças hoje estão muito bem informadas pela internet, TV e na escola, onde além da educação formal, absorvem a educação informal, observa a editora-executiva da revista, Cristiane Barbosa.

O fazer ciência

A revista é uma publicação de divulgação científica cujo objetivo é difundir o conhecimento através de uma linguagem jornalística. A iniciativa de fazer uma edição voltada para crianças e adolescentes nasceu das conquistas alcançadas do Programa Ciência na Escola (PCE), que segundo Feitoza, está apontando novos caminhos para a educação de base não só no Amazonas, mas no Brasil, pois o programa já é referência em iniciação científica.

“Tradicionalmente a iniciação científica é realizada no ensino superior, e o programa está levando a iniciação científica para o ensino fundamental. Então, ele está promovendo uma revolução, além de se configurar como parâmetro para repensar a iniciação científica no Brasil”, acentua.

 

 

Tânia Brandão – Agência Fapeam

 

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