Jornalismo científico é destaque em Belo Horizonte
Com o tema Jornalismo Científico e Desenvolvimento Sustentável, a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) realizam a 10ª edição do Congresso Nacional de Jornalismo Científico, a partir desta quarta-feira, 14, até a próxima sexta-feira, 16, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O evento pretende contemplar os preceitos, diretrizes e ações do programa da ABJC para o biênio 2009-2011, está na ordem do dia, na agenda e ações de profissionais, pesquisadores, jornalistas, acadêmicos, educadores e cientistas das mais diversas áreas do conhecimento.
A divulgação científica realizada no Amazonas por meio do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), será um dos destaques na programação do congresso. Na ocasião,a chefe do Departamento de Divulgação do Conhecimento (Decon), Mirna Feitoza, fará parte de uma mesa de debates junto a outras Faps para apresentar os produtos de comunicação desenvolvidos pela equipe de bolsistas formada por estudantes e profissionais da área.
“Ainda temos muito a conhecer sobre a Amazônia, mas já temos um estoque grande de conhecimento acumulado. Nosso dever é difundir esse conhecimento para todos os cidadãos brasileiros, em especial para os amazonenses, que, por meio dos impostos que pagam, garantem o financiamento à pesquisa em nosso Estado”, destacou Mirna.
Expectativas
A expectativa da organização é de ampliar o conhecimento acerca dos fenômenos da sustentabilidade e sua interface com a Ciência e o Jornalismo Científico. Para tanto, convidamos os mais importantes nomes do Jornalismo e da Ciência para compartilhar suas impressões, experiências, pesquisas e ações com o público presente.
O congresso acontece durante as comemorações dos 10 anos de aniversário da revista “Minas Faz Ciência”, representante tradicional do conjunto seleto de veículos destinados à divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação brasileiras. A exemplo de edições anteriores, o evento abrigará trabalhos de profissionais, professores, pesquisadores e estudantes e disporá de espaço para sessões orais e de pôsteres. Por isso, acelere a conclusão do seu trabalho ou pesquisa para apresentá-lo e compartilhá-lo no Congresso.
Para a assessora de comunicação da Fapemig, Vanessa Fagundes, as Faps são muito importantes para a popularização ciência e essa linha de atuação das Agências de Fomento deve ser mais valorizada. “Mais que financiar a ciência, as Fundações de Amparo à Pesquisa têm o dever de tornarem o conhecimento acessível ao público leigo, despertando vocações para a ciência e deixando claro o quão próxima ela está do cotidiano das pessoas”, afirmou.
A programação é bastante vasta, sendo distribuída em palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de trabalhos, com sessões orais e pôsteres.
Mais detalhes da programação, confira: http://www.abjc.org.br/menus/congresso.html
Cristiane Barbosa, da Agência Fapeam
Com informações da ABJC