Fapeam reúne-se com Secti para alinhar tratativas para realização da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu-se, nesta quarta-feira (17/1), com a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/Sedecti), na sede da Fundação, no bairro Flores, para tratativas e alinhamento de estratégias em relação à organização e realização da V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A ação integra o movimento da Conferência Nacional de CT&I (CNCTI), promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com previsão para ocorrer no mês de março, a V Conferência Estadual de CT&I reunirá atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Amazonas em torno de debates que influenciem na formulação de políticas públicas voltadas à área de CT&I.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou as conferências de CT&I, como espaços de extrema importância por promoverem discussões e debates com a participação de diferentes atores em prol do fortalecimento da CT&I no país.

“No Amazonas, por exemplo, podemos colocar as nossas visões e objetivos que queremos alcançar e isso tem influência direta com a Política Nacional de CT&I. É um espaço precioso que deve ser muito bem discutido e organizado para que possamos sair com propostas bem sólidas”, disse a diretora-presidente.

17.01.24 CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CTI - FOTO NATHALIE BRASIL (1)

O secretário executivo da Secti/Sedecti, Jeibi Medeiros da Costa, enfatizou que a reunião com a Fapeam reforçou a articulação que está sendo realizada em torno do evento.

“É uma conferência que vai reunir diversos atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do estado do Amazonas”, disse o secretário.

Participaram também da reunião pela Fapeam a diretora técnico-cientifica da Fapeam, Márcia Irene Magvinier, a chefe de Departamento de Acompanhamento e Avaliação, Ana Cláudia Maquiné. Estiveram presentes também pela Secti/Sedecti, a chefe do Departamento de Políticas Públicas, Sinara Braga, e o chefe do Núcleo de Fronteiras, Guilherme Vilagelim.

Sobre a CNCTI

A V Conferência Nacional de CT&I (CNCTI) tem o objetivo de analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo. Composta por palestras e mesas redondas, a Conferência será precedida por reuniões temáticas e conferências livres, estaduais, municipais, regionais e distrital.

Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam

Foto: Nathalie Brasil/Decon Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *