Fapeam e UGPE reúnem-se para tratativas sobre projeto de pesquisa de monitoramento da qualidade da água


A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) reuniu, nesta quinta-feira (8/2), com a equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para alinhar tratativas em relação ao projeto de “Monitoramento da qualidade de águas da grande Manaus – Etapa: Bacias do São Raimundo e Educandos”, no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado), Resolução Nº 022/2022.

O estudo de monitoramento ambiental, coordenado pelo pesquisador Sergio Duvoisin, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está focado na ampliação da Rede de Monitoramento Qualitativo e Quantitativo do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas – PERH/AM, com a inclusão de novos pontos de monitoramento nas bacias do São Raimundo e do Educandos, consideradas as mais degradadas das cinco principais bacias que estão inseridas na capital.

Durante o encontro, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a Fundação tem apoiado projetos que impactam no desenvolvimento econômico e socioambiental do estado e enfatizou que pesquisas com a temática da água são indiscutivelmente importantes.

08.02.24 REUNIÃO UGPE - FOTO NATHALIE BRASIL (11)

Na oportunidade, ressaltou ainda que quando a Fundação lança um edital, chamada pública ou resolução, há todo um processo que abrange desde a divulgação desse programa até as etapas de submissão, enquadramento e análise de mérito (avaliação pelo Comitê de Especialistas) e que essas fases possuem prazos para entrada de recurso ou contestação.

Sobre o projeto “Monitoramento da qualidade de águas da grande Manaus-Etapa: Bacias do São Raimundo e Educandos” recomendado ao Pró-Estado, Resolução Nº 022/2022, ficou definido que uma nova reunião será realizada entre o pesquisador e a equipe técnica da Fapeam.

“O projeto que foi apresentado à Fapeam, tenho certeza que será reapresentado, e tem essa característica muito forte de dar um retorno para própria comunidade sobre a qualidade da água”, completou Márcia Perales.

O secretário de estado da UGPE, Marcellus Campêlo, reforçou a importância do desenvolvimento do estudo e a parceria entre a Fapeam e a Unidade Gestora de Projetos Especiais.

“É um projeto importante de continuidade daquilo que já apoiamos no passado. Estamos agora recomendando à Fapeam, no qual vai ser analisado sob algumas alterações, para podermos avançar e ter esse apoio da Fapeam, que é fundamental pelo trabalho fantástico que a Fundação faz de apoio à pesquisa no estado do Amazonas”, disse.

08.02.24 REUNIÃO UGPE - FOTO NATHALIE BRASIL (1)

Para o pesquisador Sérgio Duvoisin, a Fapeam e a UGPE são parceiras fundamentais para que projetos de pesquisa em larga escala sejam desenvolvidos no estado.

“Esse projeto começou com o UGPE faz algum tempo, monitorando as bacias do São Raimundo e do Educandos, com 45 pontos. Hoje, com esse projeto a gente prevê 25 pontos nas duas bacias, o que é uma maneira da gente ver realmente como estão as condições desses dois corpos hídricos que estão mais afetados”, comentou.

Participaram também da reunião, pela Fapeam, a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (Deac), Ana Cláudia Maquiné Dutra, e a chefe do Departamento de Análise de Projetos (Deap), Verena Makarem Soares. Pela UGPE, estavam o subcoordenador setorial jurídico e de relacionamento institucional, Francisco Soares Filho e o subcoordenador setorial de projetos ambientais, Otacílio Cardoso Júnior.

Sobre o Pró-Estado

Esse programa visa fortalecer e incentivar o desenvolvimento de iniciativas que ampliem a formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) consiste em apoiar, com recursos financeiros, ações de formação de recursos humanos e melhoria da infraestrutura de pesquisa de instituições vinculadas ao Governo do Estado do Amazonas o desenvolvimento e utilização de conhecimento científico e inovação tecnológica no âmbito das Instituições Estaduais de Ensino Superior.

Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam

Fotos: Nathalie Brasil/Decon Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *