Pacientes anêmicos são mais suscetíveis à malária vivax
08/05/2013 – A anemia é determinante para o combate e tratamento da malária vivax. Segundo pesquisa realizada na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), pacientes anêmicos são mais suscetíveis aos sintomas e efeitos da doença.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O resultado foi obtido ao longo do projeto de pesquisa intitulado ‘Frequência de anemia entre os pacientes com malária por Plasmodium vivax atendidos em uma unidade de atenção terciária na Amazônia Brasileira’ desenvolvido pela estudante de Farmácia do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Marcela Santos de Sousa.
Segundo a pesquisadora, a anemia é mais frequente em pacientes de 0 a 6 anos e entre mulheres adultas. Nesses casos, a parasitemia por malária chega a ser de 41,5 mil parasitos por mililitros cúbicos de sangue.
"A anemia é um achado importante e frequente na malária vivax. Além disso, a anemia decorrente da infeção aguda por plasmódio, associada às endemias da desnutrição, pode dificultar o aprendizado e retardar o desenvolvimento intelectual", disse Marcela Sousa.
A pesquisa foi desenvolvida com aporte financeiro do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).
Metodologia
Sousa informou que o estudo foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2011 com 175 pacientes, sendo 48 hospitalizados. "Na seleção dos pacientes foram aplicados questionários com variáveis clínicas epidemiológicas. Foi coletada ainda amostra de sangue venoso para a realização de um hemograma completo", explicou.
A pesquisadora esclareceu que um dos objetivos do projeto era descrever a frequência de anemia nos pacientes hospitalizados e não hospitalizados com diagnóstico positivo para malária vivax. Também foram verificados se fatores como idade, sexo e grau de parasitemia estavam relacionados à anemia.
De acordo com Sousa, os 48 pacientes hospitalizados estavam com índices anêmicos superiores aos demais analisados ao longo do estudo. Ela disse ainda que é predominante a anemia em pacientes com idade entre 0 e 6 anos e em mulheres adultas com mais de 29 anos.
Associação perigosa
Segundo a pesquisadora, a malária tem tido alto impacto socioeconômico, contribuindo para o aumento de custos com a saúde, pelo custo com diagnóstico, tratamento específico, além de acometer de forma expressiva pessoas em faixa etária produtiva.
Associada à anemia, a malária pode potencializar endemias de desnutrição enérgico-protéica e parasitoses intestinais, além de dificultar a aprendizagem e retardar o desenvolvimento intelectual dos acometidos.
"Espero que os resultados produzidos neste estudo abram possibilidades de produção de dados estastíticos que possam contribuir para a elaboração de estratégicas de saúde pública voltadas à prevenção dessa doença", frisou Sousa.
Clique para conhecer a pesquisadora Marcela Santos de Sousa.
Malária
A malária é uma doença endêmica na Região Amazônica, tendo sido a malária vivax responsável por mais de 80% dos casos, nos últimos anos. A doença é causada pelo mosquito Anopheles infectado pelo agente Plasmodium que possui três espécies: P. malariae, P. vivax e P. falciparum.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a malária é uma doença infecciosa febril aguda causada por parasita unicelular, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos.
Clique aqui e saiba mais sobre a malária.
Você sabe o que é anemia?
É o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).
As anemias devem ser consideradas como sinal de doenças de base responsável pela alteração sanguínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes.
Clique e saiba mais sobre o que é anemia.
Sobre o Paic
Esse programa apoia, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM