Professores de todo o Brasil aprendem a usar tecnologia espacial como recurso didático


08/05/2013 – Estão abertas as inscrições para o Curso de Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente, que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), realizará de 22 a 26 de julho. São 50 vagas dirigidas a professores dos ensinos Fundamental e Médio, bem como alunos dos cursos de licenciaturas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Já é tradição no Inpe receber educadores de todas as regiões brasileiras, durante as férias escolares de julho, para apresentar a tecnologia espacial, especialmente o sensoriamento remoto, como conteúdo e recurso didático.

O curso é composto de 40 horas de aulas teóricas e práticas que ensinam sobre sensores e satélites, como se formam as imagens, escala cartográfica e outros fundamentos do sensoriamento remoto. São apresentados exemplos do uso escolar das imagens de satélites, bem como as aplicações da tecnologia espacial na agricultura, no estudo do espaço urbano, da vegetação e de bacias hidrográficas.

Segundo os organizadores, o objetivo é popularizar e difundir a tecnologia espacial na sociedade para que as novas gerações tenham mais condições de se manterem competitivas frente às inovações do mercado de trabalho, que exige cada vez mais indivíduos bem preparados e com atitudes voltadas à qualidade ambiental, capazes de promover o desenvolvimento sustentável do país.

Promovido pela Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, o curso pode auxiliar o ensino de disciplinas como geografia, ciências, física, química e história.

A programação completa e os procedimentos para inscrições estão disponíveis na página http://www.dsr.inpe.br/vcsr/

Fonte: Inpe

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *