Vice-presidente do CNPq destaca importância da Fapeam
O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma forma de investir no futuro da ciência na Amazônia. Com isso, despertar o interesse de jovens e adolescentes para a pesquisa na região contribui para construir o país e a Amazônia. Foi o que destacou a vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Maria Panizzi, durante o lançamento de quatro novas publicações que tiveram apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O lançamento aconteceu na tarde de terça-feira (14/7), às 16h00, no estande da Fapeam na EXPO T&C, dentro da 61a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e contou com a presença de pesquisadores, estudantes e do público em geral.
De acordo com Panizzi, a Fapeam tem desempenhado um importante papel na região, incentivando o desenvolvimento da iniciação científica desde a educação de base. Além disso, a parceria com o CNPq e a FAP é singular, pois ajuda a formar cidadãos melhores e uma sociedade igualitária. “Por meio do PCE, serão formados alunos e professores capacitados”, observou.
Panizzi destacou que a parceria entre as duas agências de fomento viabilizou, por exemplo, o projeto dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), no qual o Amazonas teve seis Institutos aprovados, sendo um deles em parceria com o Estado de Santa Catarina, além da concessão de bolsas de pesquisa para alunos de mestrado e doutorado. Ela disse que a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada no Amazonas devido à importância do Estado para a América Latina e para o país.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas do Amazonas. Trata-de de uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, desenvolvida em parceria com as Secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do Município (Semed).
Luís Mansuênto – Agência Fapeam