Exposição resgata história dos barcos do Brasil


 

O Brasil é o país mais diverso do mundo em diversidade de barcos tradicionais. Parte do patrimônio naval está representado nos barcos tradicionais, que foi herdado de tradições mediterrâneas, ibéricas, norte européias, africanas, asiáticas e americanas. Um pouco dessa história pode ser conferida na exposição “Barcos do Brasil”, no hall da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 
A exposição, trazida do Rio de Janeiro, faz parte da programação da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada em Manaus (AM). O evento começou na segunda-feira e prossegue até a próxima sexta-feira (17/07).
 
O projeto Barcos do Brasil tem como objetivo identificar, registrar e valorizar o patrimônio naval do País e seus contextos sociais, culturais e ambientais. Além disso, desenvolve ações de capacitação e a qualificação profissional dos trabalhadores envolvidos com a carpintária náutica. O projeto é desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Ministério da Cultura e da Pesca e Aquicultura.
 
Durante a mostra, é possível conferir os barcos em miniaturas de várias regiões do país, por exemplo, modelos de jangadas do Ceará, os barcos encavernados de Santa Catarina, além das canoas comuns na construção naval do Amapá e de Pernambuco.
 
A Fapeam é uma das instituições parceiras na realização da 61ª Reunião Anual da SBPC, com recursos da ordem de R$ 180 mil, tendo destinado R$ 150 mil para apoiar o evento na capital amazonese e 30 mil para a reunião regional preparatória ocorrida em março em Tabatinga, (AM).

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *