Fapeam realiza terceiro Workshop de Capacitação para empreendedores apoiados pelo Programa Centelha 2
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, nesta quarta-feira (26/6), o 3° Workshop de Capacitação da Etapa de Acompanhamento, no âmbito do Programa Centelha II Amazonas – Edital Nº 014/2021. A atividade, em parceria com a Financiadora e Estudos e Projetos (Finep), ocorreu no formato online, com a oficina sobre “Propriedade intelectual e Registro de patentes” para os coordenadores das 39 empresas contratadas pelo Programa.
O evento faz parte da Etapa 5 – Acompanhamento do Programa, que visa oferecer orientações, capacitações e suporte aos empreendedores contemplados, para que possam aplicar os recursos de subvenção recebidos da melhor forma e potencializar as chances de sucesso do empreendimento, demonstrando para as empresas contratadas a importância de se ter uma patente, a fim de proteger suas invenções/criações e, assim, garantir a exclusividade, comercialização e direito sobre suas ideias inovadoras.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade Mavignier, destacou que o Programa Centelha na sua fase de acompanhamento tem o papel de mentoria, fase em que a Fapeam realiza as capacitações técnicas para os empreendedores contratados.
“A importância desse workshop sobre marcas e patentes é qualificar cada vez mais o empreendedor apoiado pelo Programa, para que ele consiga de fato desenvolver a sua ideia exitosa e colocá-la no mercado. A Fapeam e a Finep apoiam esse empreendedor não apenas com o fomento, mas com toda uma metodologia de formação, para que consiga, ao longo do desenvolvimento do projeto, ter um processo formativo”, enfatizou ela.
Marcas e patentes
Durante a oficina, ocorreu a apresentação dos palestrantes Stênio Regis Andrade da Silva e Kalil Regis Batista Andrade, da empresa “Amazônia Marcas e Patentes”. Na oportunidade, foram detalhados os seguintes tópicos: propriedade intelectual, propriedade industrial, marca, patente e desenho industrial.
Stênio Regis, sócio-fundador e CEO, reforçou sobre o objetivo da empresa que, desde 2001, oferece suporte aos empreendedores brasileiros sobre os processos de marcas, patentes e domínios de internet. “Tudo que remete à questão da propriedade intelectual e industrial faz parte da nossa missão”, afirmou.
Ocorreu um crescimento no número de processos de registros nos últimos cinco anos foi o que enfatizou Kalil Regis, sócio da empresa “Amazônia Marcas e Patentes”, sobre o assunto. “Houve uma crescente de empresários tendo uma melhor ciência sobre o que são a propriedade intelectual e a propriedade industrial”, complementou.
Centelha
O Programa Centelha tem o objetivo de estimular o empreendedorismo inovador, por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Amazonas.
Foram convocadas para participar 3º Workshop de Capacitação da Etapa de Acompanhamento 34 empresas contratadas e 5 suplentes, que estão em finalização da etapa de contratação, sendo obrigatória a participação de pelo menos um integrante das equipes de cada empresa para o cumprimento da atividade.
Por: Diovana Rodrigues (Decon/Fapeam)
Foto: Nathalie Brasil (Decom/Fapeam)