Presidente da SBPC é reeleito
O matemático Marco Antonio Raupp foi reeleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o mandato que irá de julho de 2009 a julho de 2011. O anuncio foi feito pela Comissão Eleitoral da SBPC nesta terça-feira (9/6), após serem apurados dos votos que elegeram também os demais membros da Diretoria, de parte do Conselho e das Secretarias Regionais da entidade. Raupp foi reeleito com 766 votos.
Também foram reeleitos os vice-presidentes Helena Nader (644 votos) e Otávio Velho (604 votos), o secretário-geral Aldo Malavasi (730 votos), o 1º tesoureiro José Raimundo B. Coelho (733 votos) e o 2º tesoureiro Lisbeth Cordani (739 votos). Para os cargos de secretário houve a reeleição de Rute Maria Gonçalves de Andrade (527 votos) e de Dante Barone (460 votos), e a eleição de José Antonio Aleixo da Silva (474 votos), que substitui Vera Maria Fonseca Val (448 votos). Veja aqui a relação dos eleitos para o Conselho e as Secretarias Regionais.
No total, foram computados 828 votos, o que representa 40,7% do total de 2.034 sócios aptos a votar. Rauup e os demais candidatos foram indicados ao pleito pelo Conselho da SBPC. “Aceitamos a proposição do Conselho como um voto de aprovação ao nosso mandato e como uma prova de confiança ao trabalho que vamos realizar nos próximos dois anos”, afirmou ele.
Desafios
Para o próximo biênio, o presidente da SBPC, além de consolidar as ações iniciadas em sua gestão atual, pretende continuar lutando pela definição e aprimoramento dos marcos regulatórios necessários ao desenvolvimento da atividade científica no Brasil, a exemplo de uma nova legislação para regular a relação entre as instituições de ensino superior e suas fundações de apoio. Também deverão se intensificar as atividades do Grupo de Trabalho de Educação, criado em sua gestão com o objetivo de construir um movimento, de ampla repercussão, que coloque a educação como vetor principal do desenvolvimento econômico e social do país.
“Outra prioridade será buscar garantias efetivas para o cumprimento das metas do PAC da C&T e continuar na luta pelo fim do contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, afirmou. Entre outras ações, Raupp pretende contribuir para o fortalecimento dos sistemas estaduais de fomento à ciência e tecnologia, trabalhando de forma articulada com as secretarias regionais da SBPC para que todas as FAPs possuam níveis condizentes de aporte de recursos. Na mesma direção, ele propõe a descentralização da produção científica brasileira, como aspecto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do País e como forma de se contribuir para a superação das desigualdades regionais.
Fonte: Ascom/SBPC