Com apoio da Fapeam, FCecon dá início a 13ª Jornada de Iniciação Científica
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) marcou presença na solenidade de abertura da 13ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realizada, na manhã desta terça-feira (6/8), no auditório da unidade hospitalar, dr. João Baldino. Ao todo, serão apresentados 65 projetos de pesquisa da edição 2023-2024 do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que recebe financiamento da Fapeam.
Com uma programação dinâmica, com apresentação de experiências de coordenadores, casos de sucesso, palestras e minicursos, além das tradicionais defesas dos projetos de pesquisa da edição 2023-2024, a Jornada Científica segue até o dia 12 de agosto com atividades pela manhã e à tarde.
Durante a cerimônia, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou a importância do Paic e ressaltou que os resultados obtidos por meio das pesquisas contribuem para o crescimento das ações na área de saúde, além de incentivar os novos alunos na carreira científica.
“A parceria entre a Fapeam e a FCecon, por meio do Paic, é fundamental. Foram financiadas 65 bolsas, as quais têm aumentado gradativamente. Sabemos da relevância desse incentivo à iniciação científica, que com certeza terá reedições. Desejamos apoiar mais os jovens para que tenham oportunidades de vivenciar essa experiência e que isso seja um diferencial na vida deles”, disse Perales.
A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, agradeceu a equipe pela organização da Jornada Científica e condução dos trabalhos. Ela destacou que a unidade hospitalar cresceu na área de ensino e pesquisa, e pontuou que o Paic resgata, anualmente, em todos a vocação pela pesquisa.
“Sintam-se convidados a participar das atividades científicas, pois elas solidificam o olhar crítico do profissional. Os alunos são acompanhados antes, durante e após a aprovação dos projetos. A Fundação disponibiliza um programa de acompanhamento, o qual visa aos alunos o crescimento profissional”, disse Torres.
Programação
Conforme a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Alves Martins, nesta nova edição 2024-2025, a coordenação do programa busca promover, durante a Jornada de Iniciação Científica, além das apresentações dos resultados dos projetos desenvolvidos na edição 2023-2024, a apresentação de experiências de coordenadores, casos de sucesso, palestras e minicursos.
“O intuito é mostrar aos novos bolsistas, à comunidade científica e à sociedade em geral os resultados promissores dos ex-participantes do Paic quanto à sua formação profissional nos casos de sucesso, bem como incentivar e motivar os alunos da nova edição. Teremos também falas de coordenadores de outras instituições”, ressaltou Martins.
Defesas
Serão apresentados 65 trabalhos em forma de banner, a serem defendidos pelos seus respectivos bolsistas, para mostrar os resultados de um ano de pesquisa e suas contribuições para a comunidade acadêmica e os participantes das pesquisas.
Linhas de pesquisa
Os bolsistas, juntamente com seus orientadores, realizam pesquisas voltadas para o conhecimento em oncologia, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento. Estas pesquisas abordam a qualidade de vida dos pacientes, os mecanismos de surgimento da doença e a eficácia do tratamento oncológico.
Por: Fapeam e FCecon
Fotos: Mateus Santos/Decon Fapeam