Inpa discute DNA de organismos amazônicos


Os resultados parciais da análise estrutural do DNA de espécies amazônicas como o pirarucu, mosquitos vetor da malária (Anopheles darlingi), dengue (Aedes aegypti), além de tipos de pupunha e algumas espécies de bagres de importância comercial para o estado do Amazonas estão no centro das discussões do I Workshop PROCAD – Amazônia sobre desenvolvimento e análise de marcadores de microssatélites para estudantes de Pós – Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O Workshop, que termina nesta quarta-feira (27), no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM/Inpa) é uma das etapas do curso sobre marcadores de DNA microssatélites (seqüências curtas de DNA repetitivas espalhadas pelo genoma dos organismos) realizado nos meses de fevereiro e julho de 2008 por meio de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Genética do Inpa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ao todo, 19 estudantes de pós graduação participaram do curso sobre marcadores de microssatélites e vão apresentar durante o Workshop os resultados obtidos a partir das análises desses marcadores das espécies amazônicas.

O Workshop teve como proposta principal mostrar os novos enfoques de pesquisa e tecnologia de ponta fundamentais para o desenvolvimento de estudos sobre organismos amazônicos. Ele é oriundo do Procad – Amazônia, que é o programa de desenvolvimento dos cursos de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ascom -INPA

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *