Fapeam reúne-se com gestores da Prodam e Semig para alinhar futuras parcerias institucionais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta terça-feira (3/9), as visitas do titular da Secretária de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Roney Peixoto, e do diretor-presidente da empresa pública de Processamento de Dados (Prodam), Lincoln Nunes da Silva, na sede da Fundação, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. As reuniões realizadas de forma distintas e separadas tiveram como pauta conhecer as demandas institucionais e definir estratégias para futuras parcerias entre as instituições.
Durante a visita da Semig, participaram do encontro pela Fapeam, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, a diretora técnico-científica, Márcia Irene Mavignier, e a chefe do Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon), Marlúcia Seixas.
“Os encontros institucionais são muito importantes para tratarmos de assuntos de interesse mútuo, bem como para a formação de possíveis parcerias”, comentou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.
As equipes das duas instituições, tanto da Fapeam quanto da Semig, irão realizar novos encontros para definir tratativas para possíveis acordos de cooperação técnica.
Da mesma forma com a Prodam tratativas serão alinhadas para a formação de parcerias na área de gestão da informação. Na ocasião, estiveram presentes a direção da Fapeam, além do Gerente de Informática, Felipe Santos, e a chefe do Departamento de Avaliação Institucional (Deplavi), Verena Makaren Soares.
A Fapeam tem como missão fomentar a pesquisa científica básica e aplicada e o desenvolvimento tecnológico experimental, no Estado do Amazonas, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação, no interesse do desenvolvimento econômico e social do Estado.
De 2019 a 2024 a Fapeam já investiu mais de R$ 730 milhões, segundo Lei Orçamentária (LOA) para área de Ciência, Tecnologia e Inovação na capital e no interior do estado.
Por: Departamento de Difusão do Conhecimento (Decon/Fapeam)