Saber indígena será tema de Workshop na Ufam
O workshop “Nas trilhas e redes do saber: universidade e educação superior indígena” acontece no período de 1º a 5 de junho deste ano no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.
Coordenado pelo Laboratório de Geografia Humana, do Departamento de Antropologia da Ufam, o workshop tem o objetivo de discutir e promover a troca de experiências e informações da educação superior indígena, contando com o apoio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que destinou recursos da ordem de R$ 29,804 mil para a realização do evento.
De acordo com a coordenadora do workshop, Ivani Faria, este é o primeiro evento organizado por uma universidade em parceria com organizações indígenas e indigenistas a discutir, de forma ampla, políticas, processos e práticas pedagógicas do ensino superior indígena no país. Entre os objetivos do evento, está a reflexão sobre os parâmetros e propostas sócio, político, educacionais da educação superior indígena e a indicação de perspectivas de desenvolvimento, difusão e apropriação do saber indígena pelas comunidades.
Segundo a coordenação do workshop, as discussões vão abordar o ensino superior indígena no Brasil e em alguns países da América Latina, assim como suas práticas políticas pedagógicas a partir das experiências dos próprios indígenas. “Isso vai permitir uma maior integração entre os envolvidos e uma forma de avaliar os caminhos trilhados pelos cursos superiores no Brasil e, ao mesmo tempo, proporcionar que os agentes envolvidos, universidades e indígenas, tracem cenários futuros para a educação superior e para uma universidade indígena no Brasil”, destaca Ivani.
O público-alvo do evento são as lideranças tradicionais e sabedores indígenas, organizações indígenas, instituições indigenistas, universidades indígenas, universidades e centro tecnológicos, profissionais em educação indígena e indigenistas. Ivani informou ainda que, durante o evento, serão realizadas apresentações orais, grupos de trabalho (GTs) e mesas redondas. Os trabalhos vão ser apresentados em português, espanhol e em línguas indígenas.
Na avaliação do professor Gilvan Muller de Oliveira, que faz parte da coordenação do workshop, políticas públicas democráticas precisam de informação e debate qualificados. Dessa forma, segundo ele, este workshop colocará em contato vários gestores da educação escolar indígena bilíngue e intercultural que precisam pensar o que é a educação superior indígena. “É um evento original e necessário, ainda mais por aproximar experiência de vários países, com tradições pedagógicas e universitárias diferentes. Espero, nesse sentido, avanços na concepção de novos cursos e avanços na gestão dos mesmos. Trata-se, portanto, da geração de um conhecimento novo”, frisou Oliveira.
Submissão de apresentações orais
As inscrições para apresentações orais devem ser feitas até o dia 13 de maio, e o resultado do aceite de trabalhos será apresentado até o próximo dia 16 deste mês.
Segundo Ivani Faria, o evento contará com a apresentação de trabalhos de alunos de graduação e pós-graduação, além de profissionais indígenas e não-indígenas de países da América Latina. Serão apresentados trabalhos concluídos de pesquisa, iniciação científica, monografia, extensão e trabalhos de campo com resultados que tratam de temas indígenas, priorizando temas relacionados à educação e saberes indígenas.
Serviço:
As fichas de inscrição e textos completos deverão ser enviados para o e-mail saberesindigena@gmail.com
Cristiane Barbosa – Agência Fapeam