Iniciativa Amazônia +10 lança no Amazonas chamada de propostas para a realização de Workshops Trilaterais Brasil, Guiana Francesa e França


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), em colaboração com a Embaixada da França no Brasil, lançaram, nesta segunda-feira (21/10), a Chamada de Propostas- Workshops Trilaterais Amazônia +10. A ação visa apoiar a realização de workshops e estimular a colaboração científica entre os países, além de colaborar para pesquisa em temas estratégicos para a Pan-Amazônia.

A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da Fapeam, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. A chamada é destinada a pesquisadores de instituições de ciência, tecnologia e inovação baseadas na França, na Guiana Francesa e nos nove estados brasileiros da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão) para submeterem propostas de financiamento para realização de workshops de pesquisa. 

Fapeam- Edital para realização de workshops trilaterais para estimular colaboração científica entre Brasil, França e Guiana Francesa-Fotos-Ayrton Lopes-Fapeam

Os workshops devem ser organizados de forma conjunta, necessariamente, envolvendo pesquisadores brasileiros e da França ou Guiana Francesa. O formato dos workshops é presencial, e devem ser realizados na Guiana Francesa ou em algum dos nove estados da Amazônia Legal do Brasil.

Durante o evento, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, destacou a parceria firmada entre o Confap, o Consecti e a Embaixada da França, que oportuniza mais uma chamada dentro da Iniciativa Amazônia + 10. Ela enfatizou ainda o trabalho desenvolvido pela Iniciativa como uma ação construída de forma coletiva, e que envolve as 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

“Dessa vez, a parceria é para financiamento de workshops que fortaleçam a área de ciência, tecnologia e a pesquisa. Todas às vezes que lançamos edital, nossa expectativa é a melhor possível, com a submissão de propostas de alto nível e com mérito, para que elas possam não apenas serem recomendadas, mas também contratadas”, disse a diretora-presidente da Fapeam.

LANÇAMENTO_WORKSHOPS_TRILATERAIS_AMAZÔNIA_10 (61)

O assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapesp), João Arthur Reis, detalhou itens da chamada como objetivos, investimentos, cronograma, e enfatizou que entre os temas da chamada estão: biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia, povos e comunidades tradicionais da Amazônia, saúde e novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia.

“O objetivo desses workshops são encontros de apoio à pesquisa, que devem acontecer na Amazônia Legal ou na Guiana Francesa, trazendo pesquisadores desses países que consigam se reunir e dar início a uma cooperação mais ampla”, ressaltou.

LANÇAMENTO_WORKSHOPS_TRILATERAIS_AMAZÔNIA_10 (25)

A conselheira-adjunta científica da Embaixada da França, Sophie Jacquel, enfatizou que a nova chamada é considerada importante, especialmente, por contribuir com a cooperação técnica-científica de excelência entre os países e com temáticas prioritárias para o desenvolvimento dos territórios entre os países e bem-estar da população.

“Ficamos felizes em apresentar essa chamada entre a Guiana Francesa e o Brasil. Isso é somente o início da nossa colaboração, pois os workshops irão criar equipes de pesquisa e projetos científicos e que esperamos apoiar no futuro projetos científicos entre a França e o Brasil”, acrescentou.

Submissão de Propostas 

A chamada tem valor total de R$700 mil. Cada workshop terá até 30 participantes, incluindo a equipe responsável, e poderá ser financiado em até R$170 mil. As propostas devem ser apresentadas pelo Pesquisador Principal do Brasil, que será responsável pela sua execução e prestação de contas técnica do projeto. Os recursos são destinados diretamente às pesquisas e deverão ser geridos pela fundação de apoio.

As propostas para concorrer a financiamento deste edital devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário online, disponível no site da Iniciativa Amazônia +10, disponível em www.amazoniamaisdez.org.br. As propostas selecionadas irão firmar contrato com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe).

Os candidatos devem ficar atentos a todos critérios e requisitos para concorrer à chamada, que recebe propostas até o dia 13 de dezembro. A previsão é o que o anúncio das propostas selecionadas ocorra no mês de fevereiro de 2025, e a realização dos workshops deverão ser realizados até 1º de outubro. 

Iniciativa Amazônia + 10 

A Iniciativa Amazônia+10 é um projeto do Confap e Consecti, com objetivo de apoiar a pesquisa e a inovação na Amazônia Legal, promovendo a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

A iniciativa aspira promover ações convergentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que fortaleçam diretrizes, eixos e proposituras do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, visando superar obstáculos para o reflorestamento de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades agrícolas de baixa emissão de gases de efeito estufa, a agregação de valor nas cadeiras produtivas da bioeconomia, a geração de alimentos, a produção de fármacos, a geração de energia limpa, entre outros, e a garantia de acesso a serviços básicos para as populações que habitam na região.

Acesse a chamada em: https://www.amazoniamaisdez.org.br/chamadas

Por: Esterffany Martins/Decon Fapeam

Fotos: Ayrton Lopes-Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *