Seminário Fapeam/CNPq revela diversidade de pesquisas de alto nível


Primeiras atividades do Seminário reúnem dezenas de pesquisadores e resultados de pesquisas

Paralelo às apresentações orais de pesquisas desenvolvidas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve início hoje (25), pela parte da manhã, a Mostra de Painéis com os resultados de trabalhos desenvolvidos a partir dos programas: Desenvolvimento Científico Regional (DCR), Programa Primeiros Projetos PPP e Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). 

Ao todo, até a próxima sexta-feira (27), serão exibidos 48 painéis em diversas áreas das ciências: Humanas e Sociais (5), Exatas e da Terra (11) Biológicas e Agrárias (21), Saúde (4) e ainda institucionais do programa Pibic Jr. (5).

Para o coordenador geral de Cooperação Nacional do CNPq, Carlos Alberto Pitalluga  Niederauer, que está representando o CNPq no evento e acompanhou as primeiras exposições orais, os seminários mostram, além dos resultados das pesquisas, o grau de envolvimento dos pesquisadores com as questões amazônicas. “Os ganhos dessas pesquisas para a sociedade são muito grandes, pois geralmente elas visam o futuro, apontando soluções para problemas e os próximos passos para o desenvolvimento de determinadas localidades como foi o caso das pesquisas desenvolvidas no Distrito de Iauaretê no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). É bom ver os recursos aplicados pelo CNPq, ou melhor, pela própria sociedade, por meio de impostos, em projetos e pesquisas importantes para a sociedade”, destaca.

Segundo a diretora técnico científica da Fapeam, Elisabete Brocki, que acompanha as atividades do seminário, um dos destaques do evento é a diversidade de resultados que vão além do olhar tradicional da ciência. Pra ela, o evento serve para dar uma visão de conjunto do que todos os cientistas estão fazendo em termos de pesquisas, mostrando o feito da Fapeam no meio científico. “Entre os pôsteres exibidos, na manhã deste primeiro dia, merece destaque o trabalho da Universidade do Estado Amazonas (UEA) que mostra o envolvimento de pesquisadores de Cuba para a formação de um núcleo formado por meio do DCR. Eles criaram uma estrutura de pesquisa que não existia, montaram laboratórios e colaboraram para a formação de recursos humanos, ou seja, alunos que começaram na iniciação científica, fizeram mestrado e que hoje estão concluindo o doutorado. É uma grande contribuição para todas as áreas do conhecimento”, explica Brocki.

Apresentações e Trabalhos
Pela parte da tarde, aconteceu a apresentação oral dos projetos vinculados ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), pelos pesquisadores responsáveis: Adalberto Luis Val, José Albertino Rafael, Maria Tereza Fernandez Piedade, Neusa Hamada, Niro Higuchi e Willian Ernet Magnusson, todos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que no total receberam nas duas edições do programa (2003 e 2006) investimentos no valor de R$ 3,2 milhões. 

As atividades acontecem no Instituto Leônidas e Maria Deane  (Fiocruz-AM), no bairro de Adrianópolis das 9h as 12he  das 14h as 18h.

Ulysses Varela – Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *